Copel recebe certificado de empresa-parceira do Fome Zero

Documento será entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Doações do público pela conta de luz da Copel já destinaram R$ 771 mil ao programa
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10/10/2005 - 18:27
Editoria
A Copel vai receber do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (11), em ato solene no Palácio do Planalto, em Brasília, certificado de empresa-parceira do programa Fome Zero, a mais importante e abrangente iniciativa social do Governo Federal. O diretor de distribuição Ronald Ravedutti irá representar a estatal na cerimônia. A certificação integra as atividades da Mostra Brasil Fome Zero, cujo objetivo é promover um amplo balanço do desempenho do programa por todo o país. A Mostra está inserida no âmbito da Semana Mundial da Alimentação, que tem diversas ações programadas até o próximo dia 20. A Copel foi uma das primeiras empresas no país a aderir como parceira ao Fome Zero. A forma de participação escolhida foi oferecer gratuitamente a sua conta de luz, documento que todo mês é entregue em mais de 3,2 milhões de endereços no Paraná, como meio de arrecadar contribuições para o programa. A estatal também se propôs a assumir todos os custos operacionais decorrentes da inclusão da doação na conta. O gesto da Copel foi prontamente atendido pelos seus consumidores que, através de carta-resposta com porte pago, puderam autorizar o débito mensal de uma importância livremente fixada como doação para o Fome Zero. “Do ponto de vista dos colaboradores, o grande diferencial da iniciativa é a segurança de que sua contribuição tem a destinação correta”, avalia Ronald Ravedutti. “Quem está fazendo a sua doação por meio da conta de luz, certamente confia na seriedade e no bom nome da Copel”. Atualmente, são mais de 11 mil os contribuintes cadastrados. Provopar – Desde o seu lançamento em junho de 2003 até agosto último, a arrecadação de doações para o Fome Zero pela Copel totalizou R$ 771,8 mil. Os recursos são repassados para o Provopar Ação Social, que gerencia sua aplicação conforme as diretrizes definidas pelos conselhos gestores. Esses colegiados são responsáveis por formular políticas e ações a serem implementadas: a meta é integrar as comunidades carentes em torno de projetos que possam criar núcleos sustentáveis de geração de renda para a erradicação da fome, atendendo as peculiaridades, potencialidades e vocações de cada local. O Provopar, por sua vez, estimula a implantação de diversos projetos estruturantes de geração de emprego e renda e de combate à fome e à miséria, viabilizando a instalação – por exemplo – de cozinhas industriais em comunidades carentes para o beneficiamento de alimentos e produção de doces, geléias e conservas. No seu relatório de 2004, a entidade informa que desenvolveu projetos em nove municípios de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), beneficiando diretamente 2,2 mil pessoas de 16 comunidades absolutamente carentes. Pacto Global – Como empresa socialmente responsável, uma das primeiras companhias do mundo a aderir aos princípios do Pacto Global da ONU e como corporação comprometida com os Objetivos do Milênio, a Copel tem convicção de que o apoio oferecido ao programa Fome Zero se insere com absoluta precisão no rol de seus valores éticos de conduta, ajudando a consolidar sua Política de Sustentabilidade e Cidadania. Anualmente a Copel publica seu balanço social segundo as regras e indicadores do Ibase – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, sendo reconhecido e citado como modelo dentro e fora do setor elétrico brasileiro. Seu relatório anual de acompanhamento das metas do Pacto Global foi selecionado pela ONU e apresentado como exemplo ao mundo corporativo num workshop realizado em Genebra, em julho último. Por dois anos seguidos, a Copel tem recebido da Associação Comercial do Paraná o selo Casem, que identifica as empresas éticas, socialmente responsáveis e comprometidas com os princípios de cidadania. O selo é outorgado com validade de um ano como forma de assegurar continuidade às boas práticas de sustentabilidade e cidadania corporativa.