Neste domingo de eleições, a Copel vai reforçar as equipes de plantão para atendimento a emergências em todo o Paraná. Elas permanecerão em regime de prontidão técnica o dia todo para corrigir qualquer anomalia no funcionamento das redes de eletricidade.
Em um domingo normal, a Companhia mantém a postos, nas cinco superintendências regionais que centralizam o comando da operação do sistema estadual de distribuição de energia, 445 equipes de emergência e de manutenção. Neste domingo, o efetivo mobilizado chegará a 789 equipes. “O objetivo da Copel é assegurar condições para uma intervenção rápida em caso de necessidade”, informou o diretor de finanças e de distribuição da estatal, Rubens Ghilardi.
Na regional sediada em Curitiba, responsável pelo atendimento à Capital, aos municípios da Região Metropolitana e litoral, serão 181equipes de plantão em vez das 115 habituais. Na regional de Ponta Grossa, que abrange os municípios das regiões Centro e Sul, serão 139 equipes (o contingente normal é 68). Na regional de Londrina, que inclui Norte Novo e Norte Pioneiro, o efetivo sobe de 88 para 141 equipes. Na regional de Maringá, que dá atendimento aos municípios do Norte e do Noroeste, haverá 106 equipes de prontidão (em vez de 72). E, na regional de Cascavel, que abrange as regiões Oeste e Sudoeste, o efetivo sobe de 102 para 224 equipes.
Inspeção – Ao longo dessa semana, eletricistas da Copel fizeram uma minuciosa inspeção nas redes elétricas que atendem a sede do Tribunal Regional Eleitoral, em Curitiba, e também as zonas eleitorais, juizados e locais de votação espalhados por todo o Estado. “Trata-se de uma ação preventiva”, explicou o diretor Rubens Ghilardi. “Para a Copel, melhor do que ser ágil no reparo é conseguir evitar que os problemas aconteçam”, completou.
Além de ampliar o número de equipes de eletricistas que ficarão de plantão no domingo e da varredura técnica nas redes e circuitos de distribuição, a Copel também vai reforçar a sua estrutura de atendimento neste domingo. As cinco centrais telefônicas que recebem e encaminham as notificações de ocorrências trabalharão em condição especial, com mais teleatendentes. O efetivo mantido em regime de sobreaviso, disponível para acionamento imediato em situação de emergência, será duas vezes maior, comparativamente a um domingo normal.