Copel obtém pela 2ª vez selo de responsabilidade social

Empresa recebe selo Casem da Associação Comercial do Paraná por ações de cidadania
Publicação
05/10/2003 - 00:00
Editoria
A Copel está recebendo pela segunda vez o selo Casem de Responsabilidade Social, premiação conferida anualmente pelo Conselho de Ação Social e Empresarial da Associação Comercial do Paraná. O selo é uma forma de reconhecimento a empresas com atuação no Estado que mantêm programas e ações de cidadania em benefício de toda a comunidade onde se inserem: consumidores, clientes, empregados, fornecedores, parceiros, autoridades, poderes públicos, meio ambiente e população em geral. Identificando as empresas socialmente responsáveis, a Associação Comercial pretende sensibilizar um número cada vez maior de outros agentes para a importância estratégica – até como posicionamento diante do mercado – dos trabalhos e projetos que tenham por objetivo promover a cidadania e a inclusão social. Os programas que levaram a Copel a conquistar de novo o selo Casem foram o Eletricidadania, iniciativa de âmbito interno que visa estimular os empregados à participação voluntária em projetos de cunho social, e o Iluminando Gerações, projeto direcionado ao público infantil que concilia diversão e informação: a base é a encenação de uma peça de teatro que na realidade é uma aula interativa, repleta de conceitos e exemplos de cidadania e boas práticas sociais. As atividades da empresa-cidadã Copel são coordenadas, gerenciadas e orientadas pela diretoria de Gestão Corporativa. Sua maior missão é traduzir em atos concretos o princípio da responsabilidade social, apontado como um dos valores essenciais a serem seguidos pela corporação e consagrado na sua missão como empresa. “A Copel tem diversas boas razões para pautar os seus atos e ações pelos princípios da responsabilidade social”, explica Gilberto Griebeler, diretor de Gestão Corporativa. “Além de ser prestadora de um serviço que é básico e essencial ao bem estar da população e à movimentação de toda a economia, a Copel tem compromissos por ser a maior empresa do Estado, por compartilhar do dia a dia de praticamente toda a população, por estar fisicamente presente em todo o território estadual, por extrair da natureza seu principal produto e, acima de tudo, por ser um patrimônio que pertence ao povo do Paraná”. Voluntariado - Há três anos, empregados da Copel em Cascavel, região oeste, estavam empenhados em motivar os colegas para que participassem voluntariamente de projetos comunitários com fins sociais. A fórmula encontrada fez tanto sucesso que acabou se transformando em programa corporativo: a Copel disponibiliza até 4 horas ao mês do horário de expediente do empregado para a prestação voluntária de trabalhos sociais à sua escolha desde que ele dedique à mesma finalidade no mínimo outras 4 horas do seu tempo livre. Este é o espírito do programa batizado de Eletricidadania, que já contabiliza a adesão de 10% dos empregados da Copel (ou quase 600 pessoas) e um total de horas cedidas ao trabalho voluntário que passa das 18 mil horas. Além de mobilizar voluntários para colaborar em diversos projetos importantes, a Copel notou que a iniciativa gerou um ambiente de trabalho melhor. “A consciência de exercer um papel ativo dentro de uma sociedade que luta para reduzir desigualdades melhora a pessoa, e pessoas melhores trabalham melhor”, interpreta Gilberto Griebeler. Teatro - Toda criança é fascinada pelo mundo da fantasia, pelo convite a exercitar a imaginação. Esse é o maior trunfo do programa Iluminando Gerações, uma iniciativa da Copel voltada ao público escolar infantil – notadamente crianças das periferias urbanas – que pretende formar e instruir pequenos bons cidadãos. A base do programa é a encenação de uma peça de teatro que buscou inspiração na estória de Chapeuzinho Vermelho: misturando seu conhecido enredo com situações que integram a rotina das crianças que moram nas cidades, a peça transmite mensagens que fazem referência à prevenção de acidentes com a eletricidade, uso eficiente da energia e combate ao desperdício, preservação do ambiente urbano e respeito à natureza. Para que a diversão se converta em aprendizagem, a participação das crianças é estimulada e incentivada durante todo o tempo pelos atores. Um charme adicional do projeto Iluminando Gerações foi a adaptação de um caminhão da Copel para servir de palco itinerante às apresentações. Dentro do veículo também coube um Museu Cenográfico, visitado pelas crianças ao fim de cada apresentação: com o apoio de quadros e painéis ilustrativos, as crianças entendem com mais facilidade como é que a Copel faz para extrair eletricidade dos rios e fazê-la chegar pelos fios no alto dos postes até a casa de cada um. Este projeto tem a aprovação do Ministério da Cultura e está enquadrado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A peça foi encenada 145 vezes em diversas regiões do Paraná e acompanhada por 60 mil crianças.