José Richa governou o Paraná de 15 de março de 1983 a 9 de maio de 1986, tendo sido o primeiro governador eleito pelo voto direto da população desde 1966. Nascido na cidade fluminense de São Fidélis, Richa elegeu-se deputado federal por duas vezes (1962 e 1966), prefeito municipal de Londrina (1972) e senador também em duas oportunidades (1978 e 1986). Faleceu em 17 de dezembro de 2003 em São Paulo, aos 69 anos de idade.
No setor de energia elétrica, o governo de José Richa foi marcado pela execução do mais ambicioso programa de eletrificação rural já realizado no Paraná, o Clic Rural, que ligou 120 mil propriedades rurais no prazo de quatro anos. Ao assumir, Richa encontrou um Estado onde apenas 20% das propriedades existentes contavam com luz elétrica, índice quase quatro vezes menor que os de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por exemplo.
Entendendo que o grande obstáculo para a expansão das redes elétricas no campo era o seu custo de construção e instalação, o que resultava num elevado desembolso também para o agricultor, José Richa determinou à Copel estudos para simplificar e baratear tais projetos com o uso de técnicas, materiais e equipamentos alternativos, capazes de tornar o serviço acessível mas sem comprometer os requisitos de segurança e desempenho.
Simplificação – O resultado foi um corte praticamente pela metade dos custos até então praticados, com a adoção, por exemplo, das linhas elétricas monofilares, redes com um só cabo condutor em lugar dos três habituais: só o emprego dessa técnica provocou uma redução de 32% no custo de construção. Adicionalmente, um financiamento do Banco Mundial de US$ 104 milhões permitiu à Copel financiar aos agricultores o pagamento da sua parte no custo da ligação, possibilitando a um número expressivo de interessados aderir ao programa.
Durante os quatro anos do governo de José Richa, a Copel construiu 50 mil km de linhas e redes elétricas rurais – o equivalente a uma volta em redor da Terra – e elevou o índice de eletrificação do Estado para 50%.
Nas diversas solenidades de inauguração de obras do Clic Rural de que participou, Richa sempre destacava a necessidade de oferecer ao homem do campo conforto, bem estar e meios de melhorar a produtividade como formas de evitar o êxodo rumo às cidades. Uma das frases preferidas de José Richa nessas ocasiões era o lema do programa americano de recuperação social e econômica do país após a grande depressão de 1929, o “New Deal”, idealizado pelo presidente Roosevelt. “Em cada propriedade um poste, em cada panela uma galinha”.
Mutirão – Os avanços técnicos e as vantagens econômicas advindas do Clic Rural foram mantidas e ampliadas pelo governador Roberto Requião no programa de eletrificação desenvolvido em seu primeiro mandato, iniciado em 1991 – o Força Rural. Para realizar 50 mil novas ligações a custos acessíveis em quatro anos, Requião inovou introduzindo a equivalência em milho, mecanismo destinado a proteger o agricultor contra a variação dos índices oficiais de correção monetária. Assim, o valor da parcela mensal financiada pela Copel era convertido em sacas de milho pelo preço de comercialização do dia e, no vencimento, a prestação era atualizada segundo os índices oficiais e pelo critério das sacas de milho: o agricultor pagava o valor menor.
Outra inovação importante adotada por Requião foi permitir aos agricultores beneficiados que se organizassem em mutirões para ajudar na construção das redes de distribuição de energia, reduzindo o custo da obra e, por conseqüência, o valor a ser desembolsado.
Em anexo características técnicas da usina.
A Copel no governo de José Richa
No setor de energia elétrica, o governo de José Richa foi marcado pela execução do mais ambicioso programa de eletrificação rural já realizado no Paraná, o Clic Rural
Publicação
08/12/2005 - 18:37
08/12/2005 - 18:37
Editoria