A Copel abriu nesta segunda-feira (5), em Curitiba e nas principais cidades do Paraná, uma semana dedicada a alertar a população para os riscos de acidentes com choque elétrico e ensinar maneiras de evitá-lo. É a “2a Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica”, um esforço concentrado das principais empresas distribuidoras de eletricidade do Brasil que tem como objetivo alertar a população para os cuidados capazes de prevenir a exposição ao risco.
Para inaugurar a programação, a empresa levou às ruas e praças centrais da Capital, Londrina, Cascavel, Maringá e Ponta Grossa unidades móveis de atendimento, vans da eficiência energética e mais de 350 voluntários, com a missão de distribuir à população cartilhas, folhetos e manuais com recomendações de uso seguro da energia elétrica. “O nosso produto pode ser perigoso se não houver a necessária atenção das pessoas, e temos o dever de alertar o consumidor sobre as situações de risco mais comuns, para evitar que os acidentes aconteçam”, disse o diretor de Distribuição, Ronald Ravedutti, ao abrir a programação da Semana da Segurança na Praça Ruy Barbosa, em Curitiba.
Segundo estatísticas da Copel, de janeiro a setembro deste ano foram registrados 75 acidentes com eletricidade envolvendo os usuários de energia. Em 2006 o total de acidentes chegou a 89 e, no ano anterior, a 91 acidentes. Entre as principais causas, destaca-se o toque na rede elétrica com objetos ou com as mãos - incluem-se aí os acidentes na construção civil, setor que merecerá um dia especial da Semana. “Na quarta-feira, estão programadas visitas educativas a canteiros de obras nas principais cidades”, informou Ravedutti.
No dia da abertura, em Curitiba, mais de 120 alunos da Escola Estadual Cruzeiro do Sul foram conhecer de perto o veículo que a Copel preparou especialmente para levar, de forma didática, informações sobre o uso seguro e eficiente da eletricidade. Além de conhecerem a origem da energia elétrica e os caminhos que ela percorre até chegar nas casas das pessoas, as crianças ganharam cartilhas para colorir com os cuidados para evitar acidentes. As principais recomendações da Copel para o público infantil é jamais subir em postes, nunca arremessar objetos ou bater nos fios elétricos e escolher com muita atenção o lugar onde brincar de empinar pipas.
Para a auxiliar de produção Rosilene dos Santos, mãe de duas crianças e atenta consumidora de energia, as mensagens na conta de luz se transformam em cuidados que ela faz questão de repassar aos filhos. “Não deixo as crianças ligarem o videogame sozinhas”, conta. “Acho muito importante mostrar os cuidados, porque é perigoso mesmo e tem gente que não sabe”, afirma. Rosilene é uma das dezenas de pessoas que passaram pelo estande da Copel na Praça Ruy Barbosa.
Em Ponta Grossa, a abertura da Semana Nacional de Segurança foi feita no Terminal Central de ônibus urbano, com distribuição de 5 mil kits com material informativo à população durante todo o período da manhã. Também houve mobilização de voluntários da Copel em Telêmaco Borba, União da Vitória e Irati, onde os consumidores foram abordados nos principais terminais de ônibus e receberam impressos com orientações sobre segurança.
Em Londrina, a Semana foi aberta com um evento que parou o Calçadão, no Centro, com apresentação de teatro de fantoches e a van da eficiência. Cerca de 3 mil pessoas foram abordadas por voluntários da Copel e levaram para casa folhetos sobre o uso seguro da eletricidade e cartilha didática para colorir.
Em Cascavel, a programação das atividades teve a agência móvel da Copel instalada no calçadão da Avenida Brasil, defronte à Catedral Nossa Senhora Aparecida, onde houve a distribuição de material informativo à população durante toda a manhã. Em Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Pato Branco e Toledo, voluntários também passaram boa parte do dia divulgando as recomendações.
Também em Maringá, na Praça Raposo Tavares, a Copel marcou presença e atendeu os seus consumidores na van da eficiência e na agência móvel. Em Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama, a abertura da semana foi realizada com a distribuição de folhetos explicativos, cartilhas para colorir e protetores de tomada nos pontos mais movimentados das cidades. Na quarta-feira (7), quando as ações da Semana de Segurança serão direcionadas à área rural, técnicos da Copel orientarão os produtores nas maiores cooperativas e usinas de processamento de cana da região Noroeste. O material informativo também será entregue durante a montagem das feiras do produtor e em propriedades rurais.