Durante as eleições de domingo (01), a Copel vai reforçar as equipes de plantão para atendimento a emergências em todo o Paraná. Elas permanecerão em regime de prontidão técnica o dia todo, a postos para corrigir com rapidez eventuais problemas que possas prejudicar a normalidade dos serviços elétricos e, também, do seu sistema de fibras ópticas, que dará suporte à transmissão de dados da Justiça Eleitoral.
Comparativamente à estrutura mobilizada para dar plantão ou permanecer de sobreaviso num domingo normal, este terá reforço superior a 60%. Quase 900 pessoas – entre supervisores, operadores, técnicos, eletricistas e atendentes – e uma frota de 622 veículos estarão a postos para qualquer eventualidade. “O objetivo da Copel é assegurar condições para, no caso de haver necessidade, intervir rapidamente”, disse o seu presidente, Rubens Ghilardi.
O estado de alerta na Copel vale para as áreas de geração, transmissão e distribuição de energia e para as centrais de atendimento telefônico. As principais usinas e subestações da Companhia terão operadores adicionais, assim como os centros que supervisionam e comandam o funcionamento dos sistemas de produção e transporte de energia.
Em todas as cidades onde a Copel tem agências, tanto as equipes de plantão quanto as que permanecem de sobreaviso serão reforçadas. Atenção especial está sendo dada às instalações elétricas que atendem à sede do Tribunal Regional Eleitoral, em Curitiba, e às zonas eleitorais, juizados e locais de votação pelo Estado, que foram inspecionadas e receberam manutenção nos últimos dias. “Trata-se de uma ação preventiva”, explicou o diretor Rubens Ghilardi. “Para a Copel, melhor do que ser ágil no reparo é conseguir evitar que problemas aconteçam.”