Copel investe R$ 6 milhões para suprir o litoral de energia durante a temporada

O investimento abrange obras de ampliação e reforço e, ainda, uma série de ações preventivas adotadas desde março
Publicação
27/12/2010 - 15:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os quase 2 milhões de pessoas que devem visitar as praias e recantos do litoral paranaense neste verão contarão com energia de sobra para curtir a temporada sem sobressaltos. A Copel investiu mais de R$ 6 milhões em manutenção e melhoria do sistema elétrico dos sete municípios da região, de modo a garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica e seu rápido restabelecimento, em caso de emergência.
O investimento abrange obras de ampliação e reforço e, ainda, uma série de ações preventivas adotadas desde março, antecipando o aumento no consumo nas áreas de veraneio a partir deste mês. Tais medidas incluem o aumento no efetivo de empregados da Copel em serviço no litoral, vistoria de toda a rede elétrica de distribuição, ampliação do número de circuitos alimentadores de energia, reforço de carga nas maiores subestações da região, poda preventiva de árvores e reforma das agências de atendimento.
“Trata-se de um montante inédito investido para garantir que os veranistas não precisem lembrar da Copel durante o período de férias e nas principais festividades de grande afluência de turistas, como o Ano Novo e Carnaval”, explica o diretor de distribuição da Companhia, Vladimir Santo Daleffe. “De todo modo, estamos preparados para garantir que, em caso de necessidade, a atuação da Copel seja rápida e eficaz, identificando e corrigindo problemas antes que eles possam causar maiores danos ao sistema elétrico e incômodo ao bem-estar dos moradores e dos visitantes do litoral”.
VISTORIA – Nos últimos meses, as ações de manutenção preventiva nas áreas urbana e rural dos municípios litorâneos possibilitaram à Copel localizar e substituir componentes avariados ou em condição de risco elevado, diminuindo as probabilidades de servirem de causa a danos às redes de alta e baixa tensão em caso de vendavais ou outras situações de emergência.
Foram vistoriados por equipes próprias e terceirizadas da Copel 100% dos circuitos da rede de distribuição de energia com auxílio de termovisores. Baseados na leitura da temperatura de operação dos componentes da rede elétrica, os termovisores permitem rastrear e identificar, por meio de escala de cores e com grande nível de detalhamento, pontos da rede em que a temperatura de operação está acima dos níveis normais. Esses “pontos quentes”, quando encontrados em cabos, transformadores, isoladores e conexões, denunciam aquecimento anormal provocado pela sobrecarga de energia nestes pontos, que passam a ser locais prováveis de quebra ou de ruptura do componente no futuro.
MÓVEIS – Para melhorar o desempenho do sistema de distribuição de energia em Matinhos, Praia de Leste e Pontal do Paraná, a Copel instalou nesses locais seis novos alimentadores, que são circuitos de distribuição de energia em alta tensão provenientes das subestações. Quanto maior o número de alimentadores numa determinada região, menor o número de consumidores atendidos por cada circuito. Assim, eventuais interrupções em um circuito impactam menor número de pessoas e oferecem às equipes de eletricistas mais alternativas para manobras, que consistem em religar uma região por outras rotas enquanto o ponto avariado da rede elétrica é recuperado.
O suprimento de energia elétrica ao litoral também foi melhorado. Como tem ocorrido nos últimos anos, três das principais subestações de energia da região ganham o reforço de subestações móveis, que compartilham o atendimento às cargas e, em caso de necessidade, automaticamente entram como reforço de segurança para assegurar a confiabilidade em manobras de emergência ou num eventual aumento na demanda simultânea por energia em períodos específicos.
As ações de manutenção incluíram, ainda, a poda de 27 mil árvores ao longo dos circuitos de alta tensão dos municípios do litoral. O objetivo dessa medida é evitar interrupções acidentais no fornecimento provocadas pelo contato de galhos com os fios – ocorrência frequente, quando ocorrem temporais com ventos fortes, bastante comuns nesta época do ano.
EFETIVO – A Copel reforçou em 25% seu efetivo de eletricistas e atendentes em suas agências e plantões de atendimento no litoral. Nas datas festivas, considerados como críticos por concentrarem na região população superior a um milhão de pessoas, o efetivo será 50% maior em relação ao normalmente existente no restante do ano.
As condições de atendimento ao público também foram aperfeiçoadas com a conclusão da reforma predial nas cinco agências de atendimento no litoral, garantindo conforto e total acessibilidade aos clientes da Copel. As agências tiveram a área de espera ampliada e equipada com aparelhos de ar condicionado, ganharam nova pintura e também rampas de acesso para pessoas com deficiência.
Além dos serviços habituais oferecidos durante o ano, as agências da Copel no litoral terão equipes mobilizadas 24 horas para realização de religações de urgência. Neste caso, o consumidor terá o seu fornecimento de energia restabelecido em até 4 horas, em caso de corte.
A Copel mantém agências em Guaratuba (Rua 11 de Outubro, 30), Matinhos (Rua José Arthur Zanlutti, 298) e Pontal do Paraná (Rua Manoel Marques s/no, Praia de Leste). Durante a temporada, elas estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas e também aos sábados, das 8h30 às 17h30. A Copel também conta com agências em Paranaguá e Antonina, além de plantões de atendimento na Ilha do Mel, em Morretes e em Guaraqueçaba.
Outros canais de contato com a concessionária à disposição dos veranistas são o teleatendimento, pelo telefone 0800-51-00-116, e a Agência Virtual na internet: basta acessar www.copel.com e fornecer o número de identificação do domicílio, que vem na conta de luz. Depois de cadastrar uma senha para sua proteção, o consumidor terá acesso à maior parte dos serviços e facilidades disponíveis nas agências físicas, tais como pedidos de segunda via da fatura, ligação, religação e atualização de dados cadastrais.
TORPEDO – O serviço Torpedo Copel, para comunicação de falta de energia elétrica no domicílio por mensagem de celular, também está disponível nas praias. A forma de uso é a mesma: basta enviar para o número 28593 uma mensagem com as letras SL (de “sem luz”) seguida do número da conta de luz da casa de praia (todos os algarismos, inclusive o dígito de verificação, sem pontos nem hífen). A ligação é gratuita e a Copel retorna resposta ao consumidor rapidamente.
A Companhia alerta, contudo, para que o consumidor informe na sua mensagem o número da conta de luz do domicílio onde o fornecimento está interrompido e não a do seu domicílio permanente. “Quando recebemos o torpedo na nossa central, interpretamos que está faltando energia elétrica no domicílio cuja identificação nos foi passada”, observa o diretor de distribuição, Vlademir Daleffe. “Se o cliente já deixou cadastrado de antemão na memória do seu celular o número da conta de luz da sua casa em Curitiba, por exemplo, ele deve tomar cuidado para não enviar à Copel esse dado, mas sim o do domicílio que está sem luz”.

GALERIA DE IMAGENS