Já foram iniciadas as obras da primeira etapa de implantação do programa Luz para Todos, em Sapopema, na região central do Estado, que deverá atender a 70 produtores rurais daquela localidade. A informação foi prestada pelo gerente da Superintendência Regional de Distribuição Centro-Sul da Copel, Helder Cordeiro Barroso, a vereadores e representantes do Sindicato Rural do município. O projeto prevê a construção de 33,8 quilômetros de redes elétricas, com a instalação de 281 postes e 69 transformadores, totalizando investimentos da ordem de R$ 552 mil. A empreiteira que venceu a licitação promovida pela Copel deve concluir todos os trabalhos no prazo de três meses.
A Secretaria de Agricultura do município de Sapopema já encaminhou à Copel uma lista com o nome e demais dados cadastrais dos agricultores que desejam ter seu domicílio ligado pelo programa Luz para Todos. Os interessados irão ampliar o cadastro de aproximadamente uma centena de famílias da região, que aguardam atendimento, o que deve acontecer a partir do próximo ano.
Estado – Em todo o Paraná, a Copel tem 29 mil cadastros de famílias habilitadas no programa Luz para Todos aguardando ligação. A prioridade no atendimento é de assentamentos rurais e aldeias indígenas, conforme estabelece a lei que instituiu o programa. É esse o caso de 5 mil famílias em 90 municípios paranaenses, cujas ligações deverão ser executadas até o final deste ano. Por determinação expressa do governador Roberto Requião, a Copel está priorizando também o atendimento a famílias domiciliadas em regiões de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), como forma de promover sua inclusão social e melhorar a qualidade de vida dessa população.
Atualmente, quase 400 obras de extensão de redes elétricas estão sendo viabilizadas em 174 municípios do Estado, visando ligar 10.200 domicílios cadastrados no programa. Isso representa quase 90% da meta de 12 mil novas ligações a serem feitas na primeira etapa do programa, que tem o Governo Federal como parceiro através do Ministério de Minas e Energia, e que prevê ligar ao final de três anos 36 mil famílias que ainda não contam com o benefício no Paraná. O objetivo geral do programa, que está orçado em R$ 7 bilhões e tem abrangência nacional, é estender o acesso aos serviços elétricos a 12 milhões de domicílios no Brasil até 2008.