Copel firma novos convênios de arborização com seis municípios

O objetivo é estimular o plantio de espécies que minimizem o prejuízo à rede elétrica
Publicação
06/10/2010 - 15:13
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Copel está distribuindo mudas de árvores adequadas para o plantio em calçadas e praças. A ação é parte do Convênio de Arborização Urbana, que inclui um auxílio financeiro aos municípios para a retirada de árvores plantadas sob a rede que já estejam muito velhas ou doentes. Foram assinados convênios com as prefeituras de Apucarana e Santa Fé. Nos próximos dias, os municípios de Florestópolis, Porecatu, Santo Antonio do Paraíso e Wenceslau Braz também irão aderir à iniciativa.
A preocupação da Copel é promover a convivência harmoniosa das árvores com a rede elétrica, diminuindo a necessidade das podas e melhorando sua qualidade, de forma a evitar os desligamentos. A maioria das interrupções no fornecimento de energia ocorridas no Paraná é provocada pelo contato de galhos com a rede. Além disso, em dias de temporal, árvores inteiras chegam a cair sobre os fios elétricos, derrubando postes e causando prejuízos para toda a sociedade.
A adequação das árvores já vem sendo realizada em 11 municípios conveniados: Campo Bonito, Ibiporã, Irati, Marmeleiro, Pitanga, Porto Vitória, Realeza, São João, São Mateus do Sul, Prudentópolis e Vera Cruz do Oeste. Em Japira, na região Norte, o plantio já foi concluído, contemplando inclusive novos loteamentos que já terão cobertura verde quando forem ocupados. A partir da assinatura dos convênios, as prefeituras ficam responsáveis pelas atividades de remoção e plantio, de acordo com um plano de trabalho que tem prazo de 12 meses.
As mudas fornecidas são produzidas pela própria Copel em seus hortos, anexos às usinas de Salto Caxias, Segredo e Mourão, e passam por um rigoroso controle de qualidade. De acordo com a engenheira florestal Luciana Leal, responsável pelo programa na Copel, um fator fundamental para o sucesso na implantação da arborização de ruas é a utilização de mudas adequadas para plantio nas calçadas, isto é, mudas com altura mínima de dois metros. Ainda segundo Luciana, a meta da empresa é ampliar a atual produção de 15 mil mudas ao ano para esta finalidade para 60 mil mudas, a partir de 2012.
SUSTENTABILIDADE - Para auxiliar os municípios na gestão da arborização urbana, a Copel já capacitou 650 técnicos e servidores municipais em 246 cidades do estado. O treinamento é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e o Instituto Ambiental do Paraná. A Companhia também editou um Guia de Arborização de Vias Públicas, que foi distribuído a todas as prefeituras do Estado.
Para o presidente da Copel, Ronald Ravedutti, o plantio de árvores adequadas no espaço urbano é a solução para aliar a sustentabilidade ambiental ao bem estar da comunidade. “Dessa forma, estamos garantindo a continuidade de nossos serviços e ainda contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma.

GALERIA DE IMAGENS