Os consumidores de energia elétrica de Maringá terão nesta terça-feira (21) oportunidade de conversar diretamente com gerentes e técnicos da Copel para esclarecer dúvidas, apresentar sugestões e fazer reclamações sobre os serviços da empresa. A oportunidade é oferecida pelo programa Copel de Portas Abertas, uma iniciativa bem-sucedida da estatal visando estreitar seu relacionamento com a comunidade.
Neste ano, 86 municípios paranaenses já sediaram encontros como esse – inclusive Maringá, onde o evento será promovido pela segunda vez. “O objetivo é democratizar a gestão das ações voltadas ao consumidor”, diz o diretor de distribuição da Copel, Ronald Ravedutti. “Ninguém melhor que o próprio usuário para apontar onde é possível melhorar e o que eventualmente pode ser corrigido, para que nos tornemos uma prestadora de serviço cada vez melhor, mais justa e mais eficiente”.
O Copel de Portas Abertas é um evento aberto à participação da comunidade e será realizado no Paço Municipal de Maringá, no auditório Hélio Moreira, com início às 14 horas.
Melhorias – Além de ouvir os consumidores, encaminhar solicitações e responder a questionamentos, a Copel vai aproveitar a reunião para ensinar aos usuários formas práticas e simples de evitar o desperdício de energia em casa e como agir para evitar acidentes com choques elétricos.
De acordo com o superintendente de distribuição da Copel na região Noroeste, Edson Sardeto, o objetivo do programa é melhorar o serviço prestado aos cidadãos com base em informações, críticas e sugestões apresentadas por eles mesmos. “Como exemplo, suspendemos a realização de cortes no fornecimento de eletricidade às sextas-feiras em razão das reclamações quanto ao pouco tempo disponível para que as contas de luz em atrado pudessem ser regularizadas antes do final de semana”, ilustra.
Dúvidas – Nos encontros com a comunidade, o assunto que mais desperta dúvidas é a iluminação pública e a responsabilidade pela sua manutenção. Apesar de os sistemas de iluminação pertencerem às prefeituras, é a Copel quem faz a arrecadação dos valores referentes ao serviço – fato que gera confusão no momento de saber a quem reclamar. A exemplo de Curitiba, em Maringá e em boa parte das cidades paranaenses a manutenção é feita pela própria prefeitura, que dispõe de canais específicos para receber pedidos de substituição de lâmpadas e outros reparos.
A segunda dúvida mais freqüente entre os participantes do Copel de Portas Abertas é o consumo de energia: as pessoas querem saber como é feita a leitura e, principalmente, como é possível reduzir o gasto de eletricidade. Para prestar esclarecimentos e ensinar o consumidor de Maringá como extrair o máximo benefício de cada quilowatt-hora utilizado, estará presente o gerente regional da área de medição da Copel, Hamilton Kawakami.