A Copel está concluindo o trabalho de manutenção preventiva nas principais instalações do sistema elétrico que atende ao litoral paranaense, com vistas a assegurar seu perfeito funcionamento durante a temporada. A mobilização foi iniciada no mês de setembro e os últimos serviços, concentrados em Pontal do Paraná, serão finalizados nesta semana. Os serviços não vão deixar ninguém sem energia, pois são executados por equipes treinadas e especializadas para trabalhos em linha viva, ou seja, com circuitos energizados e em operação.
A Copel recomenda aos proprietários de imóveis no litoral paranaense para que, antes da viagem, procurem a empresa para verificar se não existem débitos relacionados ao domicílio pendentes de regularização. “Esse cuidado evitará ao consumidor o transtorno de só descobrir o débito em atraso, quando chegar a sua casa e perceber que o fornecimento de energia foi suspenso”, orienta o diretor de distribuição, Ronald Ravedutti.
Durante todo o verão, as equipes da Copel estarão reforçadas para garantir à população absoluta tranqüilidade com relação aos serviços de eletricidade. Além das agências permanentes instaladas em Praia de Leste, Matinhos e no centro de Guaratuba, o usuário vai ter à disposição postos da Copel nos balneários de Ipanema, Caiobá e Coroados, localizados em pontos de fácil acesso. O atendimento ao público será feito de segunda a sexta das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30.
“A Copel estará mais próxima do consumidor nas praias”, informa Ravedutti. “Teremos seis endereços para receber nossos clientes, além da Central de Atendimento Telefônico com chamada gratuita e disponível 24 horas por dia pelo fone 0800 51 00 116.”
Os endereços da Copel no litoral: em Guaratuba, Rua 11 de Outubro, 30 (centro) e Avenida Minas Gerais, 206 (balneário Coroados). Em Matinhos, Rua República do Paraguai, 334 e Rua Juscelino Kubitschek, 2021 – loja 1 (Caiobá). Em Pontal do Paraná, Rua Manoel Marques, 720 (em Praia de Leste) e Rodovia PR-412 (balneário Ipanema), na loja 29 do conjunto comercial pegado ao Supermercado Super Rede.
Preparação – Dados levantados pela Copel indicam que a população fixa dos municípios de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, que soma aproximadamente 80 mil pessoas, sobe à casa de 400 mil durante a temporada. Por ocasião da passagem de ano e durante o Carnaval, as praias chegam a receber perto de 1 milhão de pessoas.
Para dar resposta eficiente a esse crescimento de população e conseqüente consumo de eletricidade, o roteiro seguido pela empresa na estruturação de suas atividades obedece a uma rotina permanente. “A melhor maneira de prevenir desligamentos durante os meses de movimento é não deixar de investir na manutenção, conservação e ampliação do sistema elétrico do litoral no restante do ano”, revela Ravedutti. “Ainda assim, os cuidados se intensificam a partir de setembro para assegurar aos veranistas e turistas todo o conforto e comodidade que a eletricidade proporciona”.
Emergências – A Copel está reforçando os efetivos para atendimento a situações de emergência, com o propósito de reduzir o tempo de espera por atendimento e a duração das interrupções no fornecimento de energia. Durante a semana, cada agência e posto de atendimento manterá dois eletricistas de plantão e outros dois estarão em regime de sobreaviso, prontos para serem acionados em caso de necessidade. Nos feriados mais concorridos (caso do Ano Novo e período de Carnaval), serão três eletricistas de plantão e três de sobreaviso.
Na Ilha do Mel, a Copel manterá dois eletricistas, com plantão na localidade de Brasília. Os técnicos contarão com um barco para prestar atendimento, também, a consumidores e veranistas das ilhas das Peças e do Superagüi.
BOX 1 – Trabalhos no litoral perto de conclusão
Nesta semana, a Copel conclui seu programa de trabalhos preventivos na rede elétrica do litoral que foram iniciados em setembro. Todos os circuitos alimentadores, que servem de fonte de suprimento às redes de baixa tensão, e todos os equipamentos e conexões das subestações foram inspecionados com o uso de termovisores. Esses aparelhos lêem a temperatura de operação dos componentes do sistema elétrico, permitindo identificar pontos de superaquecimento que, na prática, denunciam a existência de focos potenciais de problema.
Os eletricistas da Copel também prestaram serviços de manutenção preventiva em todas as chaves seccionadoras instaladas na rede elétrica, além de corrigir os “pontos quentes” – trechos de maior carregamento das redes – apontados na inspeção térmica. As chaves seccionadoras são componentes que permitem manejar e manobrar as cargas supridas pela rede elétrica. Dessa forma, na eventualidade de um desligamento, é possível deixar desativado apenas o trecho que precisa ser reparado, restabelecendo-se o fornecimento aos demais domicílios atendidos por aquele circuito por trajetos alternativos.
Já foram concluídos, igualmente, os trabalhos de limpeza e de manutenção preventiva nas subestações do sistema elétrico do litoral (Albatroz, Grajaú, Pontal do Sul, Praia de Leste, Matinhos e Guaratuba), e de toda a frota de veículos de serviço.
A poda de árvores foi intensificada em todas as praias como prevenção aos desligamentos provocados por temporais com ventos fortes – freqüentes nesta época.
Duas subestações móveis foram instaladas no Litoral, conectadas às subestações de Matinhos e Praia de Leste. Elas permanecerão como reserva técnica, podendo ser imediatamente acionadas em caso de pane ou mau funcionamento dos equipamentos principais.
BOX 2 – Equipes orientam sobre uso de energia elétrica
A Copel vai dar atenção especial aos turistas e veranistas, informando e orientando sobre como utilizar a eletricidade com eficiência e com segurança. Três unidades móveis vão percorrer as praias paranaenses distribuindo material informativo e de orientação em pontos de grande concentração de pessoas. Uma das peças é o álbum de figurinhas que traz – de forma didática e divertida – recomendações e dicas para evitar o desperdício de energia elétrica em casa.
Na faixa de areia, estagiários do curso de Turismo distribuirão aos consumidores sacolas plásticas para acondicionamento de lixo, chaveiros e outros itens, divulgando o número da Central de Atendimento Telefônico (0800 51 00 116), endereço das agências e postos nos balneários e o seu endereço da Companhia na internet (www.copel.com).
Todo o material a ser distribuído na Campanha de Verão foi criado e desenvolvido pelos profissionais da Coordenação de Marketing da Copel.