A Copel foi a marca de grande empresa paranaense mais lembrada pelo público no ano de 2004, segundo as pesquisas do prêmio Top of Mind Paraná. O levantamento é feito pela revista Amanhã, de Porto Alegre, e pelo Instituto Bonilha. Os nomes dos vencedores nas diversas categorias foram anunciados ontem (21), em Curitiba.
O coordenador de marketing da Companhia, Marcus Vinícius Manfrin de Oliveira, recebeu com satisfação o resultado da pesquisa e disse que ele “não poderia vir em ocasião mais oportuna”. A referência foi feita em razão dos 50 anos de existência que a Copel completa nesta terça-feira, dia 26.
“Ter sua marca lembrada positivamente pela população é algo que orgulha a Copel pois indica que a qualidade dos serviços de energia, necessários a ponto de qualquer falha ser imediatamente notada, é reconhecida e está satisfazendo as expectativas dos clientes”, interpretou Manfrin.
Década - Com a edição relativa a 2004, o Top of Mind está completando uma década de existência e consagrando certas verdades. Por exemplo, o prestígio e a força da marca Copel, que marcou presença em todas as pesquisas realizadas pela revista Amanhã, aparecendo por seis vezes em primeiro lugar e duas vezes em segundo.
Conforme retrospectiva da década preparada pela revista Amanhã, nas primeiras edições do Top of Mind havia um revezamento pela primeira colocação entre a Copel e empresas como Volvo, Renault e Bamerindus, com diferenças sempre apertadas no percentual de citações obtidas.
Em 2001, no entanto, em decorrência da constante exposição da marca nos meios de comunicação por conta do polêmico, combatido e fracassado processo de privatização da Copel conduzido pelo governo anterior, a estatal foi citada por 26,6% dos entrevistados – percentual quase dez vezes maior que o da vice-campeã. “Nos anos seguintes, a história se repetiu com números diferentes, mas o prestígio da marca da Companhia é algo que parece estar definitivamente consagrado”, concluiu Marcus Vinícius.