A Copel recebeu pela sétima vez consecutiva o prêmio Top of Mind como a grande empresa paranaense mais lembrada pelo público, obtendo citação espontânea de 13% dos entrevistados contra 4% da empresa vice-campeã. E neste ano a estatal conquistou, ainda, premiações em duas categorias especiais: como a empresa em que gostaria de trabalhar e como empresa preocupada com as questões sociais.
O prêmio Top of Mind é concedido pela Revista Amanhã, de Porto Alegre, publicação voltada a assuntos de economia e negócios nos Estados do Sul do Brasil, em parceria com o Instituto Bonilha. Esse levantamento das marcas e serviços mais lembrados pelos paranaenses vem sendo feito desde 1995.
Ao revelar espontaneamente o nome das empresas que ficam na memória, os consumidores paranaenses estão dando respostas diretas aos gestores de marca e setores de marketing das organizações. “Independentemente do tamanho da empresa, uma marca será apontada conforme sua atuação e a relação que estabelece com a população com que se relaciona”, interpreta o diretor da revista Amanhã, Jorge Polydoro. “Cada vez mais é preciso que as empresas usem um discurso coerente com a prática e com os produtos que oferece ao mercado”. Segundo ele, a resposta vem tanto em prêmios como este quanto os resultantes de outras pesquisas.
PRIVATIZAÇÃO - Até 2001, a Copel não despontava como a grande marca do Paraná, apesar de ter recebido dois Top of Mind – em 1997 e 1998. Na onda da tentativa de privatização e do primeiro projeto de Lei Popular da história do país, visando barrar essa venda, lá estava a estatal sendo defendida pela população e disparando nas pesquisas. “Desde então, ela não perdeu mais a liderança nem o lugar de destaque na mente do público, mas – sobretudo – continuou sendo dos paranaenses”, comemorou o presidente da Companhia, Rubens Ghilardi.
“Os clientes da Copel são a sua razão de existir e, para que ela consiga prestar bons serviços, é fundamental termos bons empregados: por isso, dedico este prêmio a todos os nossos 8 mil empregados”, afirmou Ghilardi durante a solenidade de premiação.
E, no caso da Copel, o discurso condiz com a realidade, pois ela ainda foi apontada em duas categorias especiais. Na pesquisa em que as pessoas responderam em qual empresa gostariam de trabalhar, a estatal ficou 5 pontos percentuais à frente da segunda colocada, somando 8% das menções. E à pergunta de uma empresa comprometida e preocupada com problemas de natureza social, novamente o nome da Copel foi o que teve mais citações, seja em decorrência dos programas sociais do Governo do Estado de que participa, pelas causas e iniciativas que abraça ou pela ampla e permanente atuação que tem em 393 dos 399 municípios do Paraná.