O vendaval da tarde de sexta-feira (11) no litoral paranaense danificou seriamente as redes de distribuição de energia elétrica da Copel, no trecho compreendido entre Pontal do Paraná e Praia de Leste. Ao todo, foram substituídos sete postes quebrados e um transformador, e reparados 52 pontos da rede elétrica onde os cabos condutores estavam rompidos.
A Defesa Civil distribuiu lonas de plástico imediatamente após o vendaval e 500 telhas de fibrocimento para recuperação das 300 casas afetadas pelo vendaval. “Houve alguns destelhamentos, mas a maioria destas casas sofreram danos pequenos”, explica o tenente Alessandro Galeski. O vendaval também deixou uma pessoa ferida.
As equipes da Copel fizeram a remoção de árvores, galhos e outros objetos atirados pelo vento contra a fiação de energia em 78 locais. A concessionária estima que 19 mil domicílios passaram algum tempo sem eletricidade. A maioria teve o serviço restabelecido ainda na sexta-feira, mas para alguns consumidores instalados em áreas isoladas e localidades rurais, o suprimento só pôde ser normalizado no sábado.
Eficiência – O gerente da Unidade de Serviços e Manutenção da Distribuição da Copel no Litoral, João Silva dos Santos, afirma que o restabelecimento do fornecimento foi possível graças à rapidez das equipes técnicas mobilizadas para reparar os danos provocados pelo vendaval. “Atendemos 210 ocorrências em menos de 30 horas”, informa.
A Copel mobilizou um efetivo de 45 eletricistas e técnicos na recomposição do sistema elétrico. “Considerando que uma troca de poste é um trabalho naturalmente demorado e que em muitos casos para consertar a rede elétrica foi preciso antes remover árvores e outros entulhos, acredito que o episódio tenha servido como uma demonstração de eficiência da empresa”, salientou.
Copel e Defesa Civil solucionam problemas causados pelo temporal no Litoral
Vendaval afetou 300 casas, desligou a energia elétrica de 19 mil domicílios e obrigou a substituição de sete postes
Publicação
14/02/2005 - 00:00
14/02/2005 - 00:00
Editoria