A Copel foi a melhor avaliada pelos consumidores, entre as que atendem mais de 400 mil consumidores na Região Sul. O Prêmio Iasc 2006 foi entregue pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel – entregou, nesta quarta-feira (04) pela manhã, em Brasília. A empresa paranaense ficou à frente das finalistas Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE e Rio Grande Energia S.A. – RGE.
O presidente da Copel Rubens Ghilardi atribuiu essa conquista ao contínuo esforço dos mais de 8 mil funcionários, para melhorar a qualidade dos serviços de fornecimento de energia elétrica, a quantidade e qualidade das informações prestadas aos clientes e a qualidade do atendimento nos canais de atendimento. A empresa mantém, como meios de contato com o consumidor, agências, postos de atendimento móvel, agência virtual e teleatendimento, além da Ouvidoria.
O Iasc é o índice criado pela agência reguladora para refletir a percepção do consumidor sobre a qualidade dos serviços prestados pelas 64 concessionárias de distribuição que participam da pesquisa. Foram 25 distribuidoras finalistas, que concorreram em nove categorias de premiação. O Prêmio Iasc de Maior Crescimento 2005/2006 foi conquistado Usina Hidrelétrica Nova Palma, de Nova Palma, no Rio Grande do Sul.
Nacional – O Iasc Brasil, que premia a concessionária com o melhor índice de satisfação do consumidor do país, foi conquistado pela Companhia Jaguari de Energia, que atende até 30 mil consumidores. “A Copel obteve o índice de 69,96 pontos, bem próximo ao índice da primeira colocada, com 73,62 pontos. Essa pontuação a coloca atrás de somente oito empresas, sendo que, destas, quatro atendem até 30 mil consumidores e as outras quatro, entre 30 e 400 mil. Isso faz da Copel a primeira colocada, se for considerada só as grandes empresas do setor elétrico brasileiro, aquelas que atendem a mais de 1 milhão de consumidores”, destacou Edson Benedito César, assistente do diretor de Distribuição da Copel, Ronald Ravedutti.
O levantamento da edição 2006 da pesquisa Iasc foi realizado pela empresa Formar - Formação, Capacitação, Marketing e Pesquisa Ltda. - entre 29 de janeiro e 13 de março deste ano. Foram ouvidos 19.220 consumidores residenciais em 473 municípios brasileiros, sobre o desempenho dos serviços prestados pelas concessionárias em suas respectivas áreas de atuação, dentre as 50 milhões de unidades residenciais existentes no Brasil. “Outro fator que valoriza ainda mais a conquista da Copel, obtida também em 2005, é a seriedade da pesquisa e a idoneidade da Aneel”, destacou César.
Realizada anualmente desde 2000, com a finalidade de estimular a melhoria na qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras, a pesquisa Iasc, desde o ano de 2002, passou a premiar as empresas mais eficientes na percepção do consumidor. Essas concessionárias recebem da Aneel certificado e o selo de qualidade, que pode ser usado nos materiais de divulgação da empresa.