Dos antigos geradores a óleo diesel ao inovador carro elétrico, a história da eletricidade no Paraná tem na Companhia Paranaense de Energia (Copel) o seu principal agente de geração, transmissão e distribuição. A estatal completa 54 anos neste domingo (26) – e comemora a atuação como maior empresa do Paraná, referência em tecnologia e capaz de aliar excelentes resultados financeiros com sólidos programas de inclusão social e de proteção do meio ambiente.
Investindo para melhorar a qualidade de vida dos paranaenses, a Copel amplia seus serviços, melhora a confiabilidade do sistema de transmissão de energia e hoje já representa o terceiro maior mercado de distribuição do País, superando algumas grandes empresas da região Sudeste. “O mercado aumentou porque as pessoas estão consumindo mais energia e as indústrias produzindo mais, reflexo da política social e econômica do Governo do Estado, que vem trazendo bons resultados também para a Copel”, analisa o presidente da Companhia, Rubens Ghilardi.
À frente da empresa desde 2005, Ghilardi comemora o reconhecimento do mercado diante dos bons resultados alcançados pela Companhia durante o mandato do governador Roberto Requião: “Esta semana, a agência Fitch anunciou a nova classificação da Copel, elevando o grau de confiança nas ações da empresa. Isso é reflexo de uma política acertada de investimentos, aliada a uma gestão focada na excelência da prestação de serviços”, avalia o executivo. A nova classificação do rating de longo prazo e debêntures foi anunciada no dia 22 de outubro e, em nota, a Fitch reafirma a solidez financeira da Copel e suas subsidiárias e a capacidade de geração de caixa que a torna estável.
O balanço do primeiro semestre de 2008 da Copel apontou um lucro líquido acumulado de R$ 613 milhões, valor 16,9% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior. Já o patrimônio líquido da empresa, segundo esse mesmo balanço, atingiu R$ 7,8 bilhões. A empresa tem hoje cerca de 8.300 empregados no quadro funcional.
A Copel também se destaca na busca de novas tecnologias e acompanha de perto as transformações no setor de energia. Recentemente, a empresa foi listada num ranking elaborado pela consultoria internacional Booz & Company entre as mil empresas do mundo que mais investem em pesquisa e desenvolvimento, onde figuram apenas quatro brasileiras. “Os resultados desses investimentos chegam aos clientes por meio de novos serviços, produtos e até com medidas de proteção ambiental”, diz Ghilardi.
Entre os projetos mais recentes iniciados pela Copel estão a geração de energia a partir de biodigestores, usinas de biodiesel e biomassa, e o carro elétrico que está sendo desenvolvido em parceria com a Itaipu Binacional. Já no setor de Telecomunicações, a empresa está estudando o lançamento do serviço de conexão à internet em banda extra-larga, bem como a utilização do sistema PLC - Power Line Comunications, que permite a conexão à internet via rede de energia. Um salto para o futuro que o Paraná deverá conhecer por iniciativa da Copel.
Se, por um lado, a tecnologia e as máquinas propiciam o crescimento da Copel, na outra ponta estão mais de 3,5 milhões de clientes e uma população com a qual a empresa se relaciona de forma bastante próxima. A Copel atende a 98% do território paranaense e entende que a energia é um bem para melhorar a qualidade de vida da população. Por isso, mantém programas de inclusão social como o Luz Fraterna, que leva energia de graça para famílias urbanas de baixa renda; Luz do Campo, em parceria com o Governo Federal, que atende a consumidores rurais de baixa renda; o Programa de Irrigação da Madrugada, que beneficia o pequeno produtor rural com financiamento de equipamentos e desconto no consumo de energia para quem queira instalar a irrigação em sua lavoura; Programa Avicultura Noturna, para incentivar o pequeno avicultor do Paraná a usar a energia elétrica para aumentar sua produtividade; e o Paraná Digital que propicia a conexão dos alunos da rede pública de ensino à Internet através das redes de fibra óptica da Companhia.
TARIFA BAIXA - A Copel também propiciou aos paranaenses outro grande benefício ao segurar o repasse de reajuste da tarifa de energia de 2003 a 2006, significando repasse de mais de R$ 1 bilhão, equivalente a quatro meses de energia de graça, que ficou nas mãos dos consumidores para investir em consumo de alimentos e outros bens como roupas e eletrodomésticos, gerando uma cadeia virtuosa de benefícios para toda a sociedade.
Ao atender a população carente com o mesmo respeito com que atende os grandes clientes, a Copel dá a maior demonstração de que está alinhada ao Pacto Global (assinado com a Organização das Nações Unidas em 2001). “Temos feito também um excelente trabalho de Governança Corporativa e assumimos a prática da sustentabilidade em todas as esferas da nossa atuação”, afirma Rubens Ghilardi.
O universo de consumidores diretamente atendidos pela Copel é formado por 2,7 milhões de lares, 60 mil indústrias, 290 mil estabelecimentos comerciais e 336 mil propriedades rurais. Para cobrir esse mercado distribuído em 393 municípios paranaenses e 1.118 localidades, a Copel possui um sistema de transmissão de energia com 1,8 mil km de linhas e 30 subestações automatizadas e comandadas à distância. Já a malha de distribuição é formada por 179,2 mil km de linhas e redes, extensão suficiente para dar quatro voltas em torno da Terra pela linha do equador, e 342 subestações.
Na área de geração de eletricidade, a Copel construiu e opera um parque próprio formado por 18 usinas (17 delas hidrelétricas), totalizando potência instalada de 4.550 MW (megawatts), além de participações em outros empreendimentos que adicionam 887,5 MW às disponibilidades.
O sistema de telecomunicações da estatal tem 5,1 mil km de cabos ópticos instalados no anel principal e mais 5,7 mil km de cabos nos radiais e acessos, cobrindo as 185 maiores cidades paranaenses. Atualmente, a área de Telecomunicações da Copel presta serviços de comunicação de dados por canais dedicados, acesso à Internet e soluções em rede a cerca de 550 grandes clientes.