Copel amplia leitura e impressão imediata da conta de luz

Sistema é mais barato e preciso e agora está disponível para mais 36 municípios de Paranavaí e região
Publicação
30/10/2008 - 18:20
Editoria
A partir da próxima semana, os moradores de Paranavaí e região receberão a conta de luz com mais rapidez e novo visual. Isso porque a Copel estenderá à região a implantação de uma nova tecnologia que permite a impressão e entrega da conta de luz na mesma hora em que é feita a leitura mensal de consumo. O sistema, informatizado e desenvolvido pela própria empresa, já está em funcionamento em 43 municípios paranaenses, cobrindo cerca de 20% do mercado atendido pela Copel. Com a entrada em operação na região de Paranavaí, mais 110 mil domicílios serão atendidos com a leitura e impressão simultâneas da conta de luz, em 36 cidades. A nova conta será entregue a todos os consumidores na área urbana e de vilas rurais, preservando todas as informações contidas no modelo convencional da fatura. A leitura do consumo de energia nas propriedades rurais da região não terá alterações. Além de evitar os custos de remessa, nos municípios onde já foi implantado o sistema elevou os níveis de exatidão e correção das faturas que a Copel entrega aos seus clientes, pois a conta de luz só pode ser impressa caso os números lançados pelo leiturista não sejam muito diferentes dos níveis de consumo já integrados à base de dados da empresa, resultados que estão servindo de base para a expansão do serviço. “Gradativamente iremos estender o uso do sistema até alcançar todos os 393 municípios que formam a nossa área de concessão. Junto com a expansão, crescerá também a eficiência na prestação do serviço que oferecemos à população”, prevê o diretor de Distribuição da Companhia, Ronald Thadeu Ravedutti. Além do banco de dados com informações sobre o consumo, os 24 leituristas que agora trocam a prancheta pelo computador de mão ganham também em segurança. Um aviso sonoro incorporado ao aparelho alertará o leiturista da existência de cão feroz no domicílio a ser visitado. Por isso, a Copel solicita que os consumidores informem esse dado à empresa. Na avaliação do presidente da Copel, Rubens Ghilardi, o sistema melhora os processos operacionais de emissão de contas e, ao mesmo tempo, presta ao consumidor serviços de qualidade. Para ele, o esforço da empresa na busca de índices de eficiência e produtividade sempre maiores é um dos ingredientes da receita de sucesso da estatal. “Faz parte da missão da Copel buscar fazer sempre mais, melhor e pelo menor preço, pois os benefícios dos ganhos que pudermos conquistar vão ser repartidos com toda a população paranaense”, afirmou.

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