Cooperativas solidárias contribuem com as políticas públicas, diz Pessuti

Governador participou das comemorações dos 15 anos do Sistema Cresol, em Francisco Beltrão
Publicação
02/07/2010 - 13:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti e o ministro da Pesca e da Aquicultura, Altemir Gregolin, participaram nesta sexta-feira (2), em Francisco Beltrão, dos 15 anos do Sistema Cresol. O sistema de cooperativas de crédito rural com interação solidária atua no Paraná e em Santa Catarina exclusivamente com agricultura familiar, facilitando o acesso ao crédito dos pequenos produtores.
“As cooperativas solidárias sempre contribuíram muito com as políticas públicas do Paraná. Além de fomentar a agricultura familiar, elas fazem a interação dos pequenos agricultores com o governo”, afirmou Pessuti. O ministro explicou que o Brasil conta com mais de 100 cooperativas como a Cresol. “Elas dão a oportunidade aos pequenos produtores, auxiliando no crescimento da agricultura e deixando o dinheiro e os investimentos na região”, afirmou Gregolin.
O presidente do Sistema Cresol, Vanderley Ziger, explicou que a instituição nasceu das iniciativas e necessidades locais, sempre com a participação e envolvimento dos pequenos agricultores, pelos sindicatos. “Crescemos muito nos últimos anos, através da participação e interação com programas dos governos federal e estadual, que sempre procuraram atender nossas reivindicações, porque sabem que são reivindicações do homem do campo”, disse Ziger.
CRESOL – As cooperativas que pertencem ao Sistema Cresol são fruto das experiências com o Fundo de Crédito Rotativo, criado na década de 80, por um conselho de entidades populares da região Sudoeste. Do trabalho com o crédito rotativo e com a intenção de ampliar sua ação de crédito, em 1996 surgiram as primeiras Cooperativas Cresol.
“Desenvolvemos programas importantes com a Cresol, como o trator solidário e a construção de 500 casas rurais que estão sendo finalizadas. Programas que facilitam a vida dos agricultores e que funcionam graças a parceria do governo com as cooperativas de crédito rural e que fortalecem a agricultura familiar”, ressaltou Pessuti.
Entre as autoridades presentes estavam o secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, os secretários especiais coronel Anselmo Oliveira e Piotre Laginski, o deputado federal Assis Miguel do Couto e os deputados estaduais Nereu Moura e Luciana Rafagnin.

GALERIA DE IMAGENS