Cooperativa em Cascavel reutilizará faixas de propaganda para fazer acessórios

Cerca de50 pessoas da comunidade de Interlagos participaram de uma oficina da Secretaria do Meio Ambiente para aprender a fabricar os produtos
Publicação
28/03/2010 - 21:10
Editoria
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, inaugurou neste domingo (28), em Cascavel, a primeira cooperativa de produção, reaproveitamento e distribuição de acessórios confeccionados com banners. A iniciativa é uma parceria com o Rotary Clube e Ecocataratas. Cerca de50 pessoas da comunidade de Interlagos participaram de uma oficina da Secretaria do Meio Ambiente para aprender a fabricar produtos como sacolas, carteiras, saquinhos de lixo, aventais, frasqueiras e bolsas com banners usados.
Durante a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso, o secretário Rasca Rodrigues foi homenageado pela comunidade, que batizou a primeira turma formada com o seu nome. “É gratificante ver um projeto como este gerando renda, resgatando a dignidade das famílias e contribuindo com a proteção do meio ambiente”, declarou o secretário. “Temos realizado parcerias de sucesso com o Rotary, como o repovoamento de rios com peixes na região Norte; semeaduras de palmito no Litoral e agora a inauguração desta cooperativa”, completou. O secretário sugeriu durante a inauguração, que a parceria também possa viabilizar a implantação do projeto Força Verde Mirim para os alunos da Escola Franscisco Cruz de Lima, localizada no bairro Interlagos.
Rasca lembrou que o incentivo à reutilização e reciclagem de materiais faz parte da política de resíduos sólidos implementada pelo Paraná, que tem como objetivo reduzir em 30% as 20 mil toneladas de lixo geradas diariamente no Estado. Cerca de 700 oficinas já foram realizadas pela Secretaria no Paraná, capacitando pessoas para atuar como agentes multiplicadores no processo de implantação de ações de coleta seletiva municipal e reciclagem.
MERCADO GARANTIDO - A empresa Ecocataratas contribuiu com o projeto doando duas máquinas e aviamentos para o início da produção. “Estamos procurando dar a destinação correta a todos os resíduos gerados no entorno da rodovia e este é um projeto que se encaixa nos princípios da Ecocataratas com o meio ambiente”, disse o engenheiro Jean Carlos Mezomo.
A primeira encomenda de produtos fabricados pela cooperativa já foi feita. O governador do Rotary Clube União, Divo Zago, contou que a entidade irá comprar 1,2 mil bolsas que serão utilizadas em eventos do Clube. Todos os acessórios produzidos serão comercializados por preços que variam de R$ 3 a R$20.
O presidente do Rotary Clube Cascavel, Roberto Pelizzetti, conta que a idéia surgiu a partir de uma conversa com o secretário Rasca Rodrigues, sobre a necessidade de dar a destinação adequada aos banners e gerar renda para famílias carentes de Interlagos. “É um projeto simples e que pode proporcionar grandes resultados para estas famílias”, afirmou Roberto. Segundo ele, o Rotary Clube de Cascavel vai promover campanhas de arrecadação de banners entre seus associados e que serão utilizados como matéria-prima na cooperativa.
O coordenador da oficina e técnico da Secretaria do meio Ambiente, José Diniz Paz, destacou que as oficinas de reciclagem de banners tem ajudado muito na destinação adequada dos banners. “Quando depositado em aterros eles levam mais de 500 anos para se decompor. Nossa missão é mostrar que o que é considerado resíduo para alguns pode se tonar matéria prima para outros”, disse. A Secretaria recebe doações e oferece as oficinas nos municípios, que já garantiram a reutilização de mais de 5 mil metros quadrados de banners, transformados em sacolas e outros materiais.
As próximas oficinas a serem realizadas no bairro Interlagos já estão sendo programadas e a procura é grande, segundo a coordenadora do projeto na comunidade, Elisabete Maria Heidrich da Silva. “Este Projeto é o ponto de partida que as famílias precisavam”, diz. “É um trabalho que pode ser feito pelas mulheres em casa enquanto cuidam dos filhos. Com isso elas estarão ajudando na renda da família e melhorando a sua autoestima”, completou.

GALERIA DE IMAGENS