O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Cláudio Romanelli, e o prefeito de Santo Inácio, João Batista dos Santos, assinaram nesta quarta-feira (18) convênio para a construção de 38 casas do programa Casa da Família. O início da obras está previsto para daqui a 40 dias, com conclusão prevista para o segundo semestre. A assinatura foi acompanhada pelo secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Reinhold Stephanes.
As moradias destinam-se a famílias com renda de até dois salários mínimos mensais, com prioridade para quem recebe até R$ 300 por mês. O financiamento é da Caixa Econômica Federal. O município é responsável pela doação dos terrenos e obras de infra-estrutura. As moradias possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda, são forradas, têm cobertura em telhas cerâmicas e infra-estrutura completa. O morador pode escolher entre cinco opções de projeto arquitetônico. "São mais 38 famílias que deixarão para traz as angústias de uma vida difícil para entrar numa nova etapa, com mais dignidade", disse Romanelli.
Apesar de ser uma cidade pequena da região Norte do Paraná, com pouco mais de cinco mil pessoas do meio urbano e rural, Santo Inácio tem um déficit habitacional que gira em torno de 360 moradias. Segundo o prefeito, a demanda por moradia deve aumentar nos próximos meses, pois está prevista a instalação de uma usina de álcool e açúcar no município. "Essa indústria vai gerar muitos empregos, mas também vai atrair mais pessoas para Santo Inácio", explica Santos.
"É com muita alegria que assinamos este convênio, porque a cada casa construída teremos mais uma família vivendo melhor. A parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura e o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica tem proporcionado um grande avanço na política habitacional do Paraná", disse o prefeito.