Contos e poesias de servidores estaduais são transformados em espetáculo cênico

O espetáculo “Retalhos” foi feito a partir das obras vencedoras do “Servir com Arte”, concurso cultural voltado a funcionários estaduais
30/10/2009 - 12:52
O espetáculo “Retalhos” - encenação teatral e apresentação musical feitas a partir das obras vencedoras do “Servir com Arte”, concurso cultural voltado a funcionários estaduais – emocionou servidores e familiares que acompanharam o evento, realizado na noite de quinta-feira (29), no Canal da Música, em Curitiba. Antes, foi aberta a exposição de fotos também contempladas pelo concurso, e que vai percorrer o interior do Paraná. O roteiro de “Retalhos” uniu os três contos premiados no Servir com Arte - “Dona do tempo”, de Maria Cristina Lacerda (Secretaria da Saúde, em Curitiba); “Thomas”, de Rita de Cássia Simões Martelini (Secretaria da Educação, regional de Cambé); e “Os olhos de porco”, de Raymundo Honorato Nogueira (Secretaria da Educação, em Jacarezinho). A dramatização foi feita pela atriz Laura Hadad. Num cenário que reuniu objetos (como livros, porquinhos de brinquedo e bonecos) presentes na narrativa de cada um dos contos, Laura procurou mostrar à plateia a essência de cada um dos textos selecionados. A passagem de uma história para outra era feita por um trilha sonora constituída pelas três poesias vencedoras do concurso, musicadas, cantadas e tocadas pelo cantor Vadeco. As poesias que, no espetáculo, viraram música, foram “Dom Quixote”, de Luiz Carlos Salami (Secretaria da Educação, em São Pedro do Iguaçu); “Palavras de verdade”, de Jane Maria Sprenger Bodnar (Secretaria da Educação, na capital); e “Lápis”, de Mário Sérgio de Mello (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em Ponta Grossa). MENSAGEM - O “Servir com Arte” é promovido pela Escola de Governo, órgão responsável por ações de capacitação profissional e desenvolvimento pessoal dos servidores, e que tem a Gerência Executiva vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência. A secretária Maria Marta Renner Weber Lunardon acompanhou o espetáculo e, em sua fala na abertura, agradeceu e parabenizou os servidores que participaram do concurso. Ela também elogiou a qualidade das obras vencedoras e daquelas contempladas com menção honrosa. Os momentos em que uma pessoa se expressa pela arte, disse Maria Marta, são aqueles em que, de alguma forma, propiciam reflexão, crescimento pessoal. “Seja pela alegria que uma poesia, um conto transmitem, ou mesmo pela lágrima que se derrama, se o momento quando a mensagem toca é de escuridão.” PROGRAMAÇÃO – O espetáculo “Retalhos” integrou a programação em referência ao Dia do Servidor Público (28 de outubro). A programação conta ainda com uma “palestra-show”, com o grupo paulista Santa Gente, marcada para a próxima quarta-feira (4), a partir das 13h30, no Canal da Música, em Curitiba. “Funcionar ao público” é o tema da palestra. Mais informações pelo portal www.escoladegoverno.pr.gov.br.