Contexto histórico da socioeducação é tema do segundo dia de capacitação

O grupo de servidores, formado por educadores sociais e técnicos, mostrou interesse pelas mudanças pelas quais passou o sistema de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei
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13/04/2010 - 17:19
Editoria
No segundo dia da capacitação dos novos servidores da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude, os palestrantes apresentaram os aspectos históricos da socioeducação e os contextos em que se desenvolveram as políticas públicas na área. A doutora em história social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Irma Rizzini, e o doutorando em Genealogia da violência e da punição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Édio Ranieri, ministraram palestras nesta terça-feira (13).
A mudança no paradigma do atendimento às crianças e adolescentes ao longo do tempo, passando por diversos contextos sociais e chegando ao recente reconhecimento das crianças e adolescentes como sujeitos de direitos são os temas centrais dos debates do dia. “Há muitas visões para o atendimento às crianças e adolescentes em todo o país, desde as que focam na proteção até as que focam na disciplina. O interessante é analisar essas perspectivas e refletir as novas experiências que vêm surgindo”, afirmou Irma.
O grupo de servidores, formado por educadores sociais e técnicos, mostrou interesse pelas mudanças pelas quais passou o sistema de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei. O auxiliar de enfermagem Alex Pires de Souza, que se prepara para atuar no Centro de Socioeducação de Paranavaí, apontou o debate sobre as questões sociais e históricas como essencial para a compreensão da realidade que ele e os colegas encontrarão nas unidades de socioeducação.
No período da tarde, Édio Ranieri falou aos servidores sobre os conceitos de violência, crime e punição ao longo dos séculos.