Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste vai usar programa de informática da Ouvidoria


As ferramentas do software livre, que permite o envio on-line das demandas além de gerar relatórios estatísticos de atendimentos
Publicação
13/05/2008 - 15:00
Editoria
O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop), com sede em Cascavel, deve adotar em breve o sistema de informática para encaminhamentos usado pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, do governo do Paraná, em suas atividades. A afirmação é da ouvidora do consórcio, Patricia Hotz, que esteve, nesta terça-feira (13), na Secretaria, em Curitiba. Durante a visita, Patricia contou que conheceu mais de perto os trabalhos da Ouvidoria do Estado durante 1.º Seminário Regional de Ouvidorias e Controladorias do Oeste do Paraná, realizado em abril, em Cascavel. “Aproveitei a vinda para a capital, devido a outros compromissos, para visitar a instituição e conhecer um pouco mais sobre o OUV. Agora, vamos fazer um pedido formal para a cessão do programa”, adiantou. A ouvidora do Cisop foi recepcionada pelo coordenador da Secretaria, Carlos Batista Soares; pelo coordenador de Corregedoria, Ricardo Luiz Lima Muniz Oliva, e pela servidora da Gerência de Atendimento, Érika Azevedo Sanches. Foram apresentadas as ferramentas do software livre, que permite o envio on-line das demandas da população para as secretarias, autarquias e estatais competentes, além de gerar relatórios estatísticos de atendimentos, entre outras funções. CISOP – O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná foi criado em 1995 e tem como objetivos planejar e executar programas e ações voltadas à promoção da saúde dos habitantes dos municípios consorciados, além de implantar serviços de diversas especialidades médicas. Fazem parte do consórcio as 25 cidades da área de abrangência da 10.ª Regional de Saúde de Cascavel. O Cisop é mantido com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), além da contribuição mensal dos municípios, definida de acordo com a população de cada um deles. Segundo Patricia, são realizados pelos consórcio cerca de 6 mil atendimentos semanais, entre exames laboratoriais, de raio-X, eletrocardiografias e pequenas cirurgias. “Na Ouvidoria, a maior parte dos contatos é feita pessoalmente”, concluiu.