Conselho de Cartografia do Paraná é reativado pelo governo do Estado

A cartografia cumpre a função de documentar elementos essenciais para o planejamento de qualquer área do conhecimento, seja física, socioeconômica ou ambiental”, afirmou secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Allan Jones
Publicação
25/10/2010 - 16:30
Editoria
O secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Allan Jones, reativou o Conselho de Cartografia do Paraná, que não realiza reuniões há muitos anos e tem fundamental importância para o Estado. Jones abriu a reunião ordinária do Conselho, como presidente, nesta segunda-feira (25) com a presença de todos os conselheiros, além de participantes convidados.
“A cartografia torna-se instrumento fundamental e insubstituível a partir do momento em que trata da representação do espaço geográfico em diferentes escalas, cumprindo a função de documentar elementos naturais e antrópicos, essenciais para o planejamento de qualquer área do conhecimento, seja física, socioeconômica ou ambiental. A base cartográfica representa o espaço geográfico, cumprindo a função de ser o retrato do território com um todo”, disse Jones.
Durante a reunião, a coordenadora da equipe que desenvolveu o Plano Cartográfico do Paraná, Gislene Lessa, engenheira cartógrafa do ITCG (Instituto de Terras, Cartografia e Geociências), apresentou resumidamente o projeto, para eventuais sugestões e para aprovação do plenário.
PLANO - O Plano Cartográfico foi elaborado sob supervisão da Diretoria de Geociências do ITCG, por meio da engenheira cartógrafa Cláudia Schafhauser Oliveira, também suplente no Conselho, e de parte da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
O documento também teve a aprovação preliminar da Câmara Técnica de Cartografia – CTCG e outras instituições que trabalham e utilizam a cartografia do território paranaense. Os conselheiros aprovaram ainda o plano como instrumento da Cartografia Oficial do Estado.
Como parte do conjunto de ações determinantes para a consolidação da cartografia do território paranaense, está em andamento minuta de documento por meio do qual se objetiva a definição das Políticas Cartográficas para o Estado.
COMPOSIÇÃO - O Conselho - composto pelas Secretarias de Estado da Agricultura e Abastecimento; do Desenvolvimento Urbano; do Meio Ambiente e Recursos Hídrico; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; dos Transportes; da Copel e da Sanepar - aprovou por unanimidade a inclusão, em sua composição, de mais duas instituições: a Secretaria da Segurança Pública e a empresa Minerais do Paraná S/A (Mineropar), vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul.
A Secretaria da Segurança tem o mapa do crime, fundamental para monitorar os principais pontos de criminalidade no Estado também integra a Câmara Técnica de Cartografia e Geociências.