A exemplo do que ocorre no Governo do Estado, os principais projetos e ações estratégicas da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) serão definidos e acompanhados por um Conselho Revisor formado por representantes de várias áreas da empresa. A Celepar é a primeira entidade governamental a instituir o modelo de acompanhamento de projetos adotado pelo Governo. Segundo o secretário de Assuntos Estratégicos e presidente da Celepar, Nizan Pereira, uma das principais atribuições do Conselho é apoiar as ações voltadas à permanente atualização tecnológica, evolução dos serviços e melhoria dos processos internos.
“A Celepar é uma empresa que não pára de crescer. O aumento do número de projetos exige uma dinâmica de gestão mais participativa, com o estabelecimento de metas e objetivos precisos e acompanhamento permanente dos resultados”, afirma Nizan Pereira. Com a atuação do Conselho, o presidente da Celepar diz que a diretoria, gerências e coordenadorias da empresa terão os subsídios necessários para a tomada de decisões e adoção de ações resolutivas, além apoiar as diversas áreas na definição de projetos e ações prioritárias, estabelecimento de objetivos e metas, monitoramento das ações que viabilizem os esforços conjuntos para o cumprimento das metas estabelecidas.
Para o coordenador do Conselho Revisor, Odemir Bara, esse acompanhamento permitirá uma melhor efetividade dos projetos selecionados, cuja definição ocorrerá através de consulta às diferentes áreas da empresa. Em alguns casos o papel do Conselho será apenas de eliminar pequenos obstáculos. “Entretanto, em outros casos é necessário analisar projetos mais complexos desenvolvidos em parceria com outros órgãos”, acentuou Bara, que cita como exemplo o convênio com os ministérios da Saúde e do Planejamento para o desenvolvimento do sistema de gestão hospitalar, cujo primeiro módulo já está em funcionamento no Centro de Reabilitação do Paraná.
Para acompanhamento dos projetos será utilizado o sistema de informação e-Car - Controle de Acompanhamento e Avaliação de Resultados, um software livre que já é utilizado pelo Governo do Estado. Atualmente estão sendo monitoradas 82 ações de 17 secretarias e órgãos estaduais. Além de incorporar as mais modernas teorias de gestão e administração pública, o e-Car pode ser executado em qualquer plataforma, permitindo diferentes configurações de informações na estrutura de acompanhamento.
Em formato de portal, o sistema possui áreas específicas para a divulgação de informações sobre projetos, cujo acompanhamento é feito através do registro periódico de informações. Entre outras funções, o sistema também permite associar a cada projeto informações sobre entidades envolvidas em determinado projeto, beneficiários, controle de recursos financeiros, metas físicas e/ou indicadores de resultados, pontos críticos do projeto, ações realizadas, abrangência geográfica e vinculação de arquivos digitais.