Os representantes do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação da Região Sul (Consecti/Sul) reuniram-se nesta segunda-feira (15), em Curitiba, para discutir a integração regional com programas de agências de fomento, troca de experiências, possibilidades de ações conjuntas e viabilização de parcerias.
Segundo a secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Lygia Pupatto, esse primeiro contato deve resultar em propostas de abrangência nacional. “Nesse primeiro momento, nós estamos nos conhecendo, trocando experiências, para num segundo momento formular propostas que serão levadas ao Conselho Nacional de Secretários. Estamos muito próximos, já existe uma política de integração em todos os Estados do Sul, queremos ampliar essa conversa agora nas questões que envolvem o ensino superior, a ciência e a tecnologia”, afirmou.
Lygia comentou as contribuições que o Paraná pode dar aos outros Estados do Sul. “O Paraná se diferencia de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul pelo tamanho do sistema de universidades e faculdades que nós temos. Nós estamos discutindo redes de pesquisa, projetos de extensão do Universidade Sem Fronteiras, podemos pensar em algo juntos na área da agricultura, da inovação tecnológica e das incubadoras tecnológicas”, citou.
O secretário da Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Artur Lorentz, disse que essa reunião serve para articulação entre os Estados. “Ao mesmo tempo em que temos características parecidas, cada Estado tem uma abordagem diferente na questão da ciência, da tecnologia, da inovação e do ensino superior. No Rio Grande do Sul, por exemplo, neste momento estamos discutindo a inserção da universidade estadual nessa área. Essas pequenas diferenças são importantes para que possamos utilizar o exemplo positivo e fortalecer os Estados, mas pensando, principalmente, num conjunto”, ressaltou.
Para o diretor da Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, Marcelo Cavalcanti, uma relação mais próxima entre os Estados poderá oferecer importantes subsídios ao Conselho Nacional. “Santa Catarina poderá oferecer subsídios no que diz respeito à redução gradativa de ICMS, à isenção de determinados impostos a empresas que vêm de fora, inclusão digital... Enfim, tem toda uma troca, uma sinergia, que os três Estados podem oferecer ao Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação”, concluiu.
Consecti /Sul reúne-se em Curitiba
Representantes do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação da Região Sul discutiram a integração regional
Publicação
15/06/2009 - 18:06
15/06/2009 - 18:06
Editoria