O resgate do papel do Estado brasileiro, depois do seu enxugamento decorrente das políticas neoliberais dos anos 90 e, mais recentemente, a crise global que tem exigido uma intervenção maior do poder público impõem aos que fazem a máquina estatal funcionar – os servidores – a necessidade de novas percepções e desafios. Essa foi, em síntese, a análise feita pela secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, na abertura da 16ª edição do Encontro Paranaense de Servidores Públicos, nesta terça-feira (20), na Lapa.
Ocorrido no Cine Teatro Imperial, no Centro Histórico da cidade, o evento reuniu mais de 300 pessoas, que atuam na Lapa e em municípios vizinhos, como Campo do Tenente, Quitandinha, Porto Amazonas, Contenda e Balsa Nova. A maior parte dos participantes era formada por servidores estaduais, tanto de órgãos da administração direta como de autarquias e estatais do Governo do Paraná, mas também houve a participação de funcionários municipais da Lapa.
Na abertura, a secretária Maria Marta Lunardon – que é vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) – apresentou um breve panorama de como a gestão pública vem sendo tratada por outras unidades da federação e pelo governo federal. De acordo com Maria Marta, é consenso a relevância de se investir na administração pública não apenas para se melhorar as práticas burocráticas, mas sim a importância de se ater a um objetivo maior: a de que essas práticas devem ter como foco, sempre, a melhora da qualidade dos serviços que é oferecido ao cidadão.
CONHECIMENTO - Essa constante preocupação, explicou, exige que os servidores públicos tenham competência para suas tarefas e, mais que isso, conhecimento da realidade do local onde trabalham, onde moram, onde vive a comunidade a qual atendem. Momentos de reflexão como o propiciado pelo Encontro de Servidores contribuem para ampliar esse olhar, conforme disse Maria Marta. “Precisamos ter a compreensão sobre a organização em que atuamos, irmos até nossos colegas, sairmos de dentro da repartição, para expandirmos o conhecimento do que está ao nosso redor.”
A secretária assinalou que, por essa razão, os investimentos públicos devem se voltar às obras, à infraestrutura de serviços, e também aos quadros de pessoal do Estado, responsável por fazer a máquina funcionar. Nesse aspecto, ela citou como importante iniciativa a criação da Escola de Governo, instituição vinculada à Secretaria da Administração e responsável por programas de capacitação profissional. Neste mês, a instituição completa cinco anos de formação.
INTEGRAÇÃO – Presente no evento, o prefeito da Lapa, Paulo Furiati, enfatizou a integração entre funcionários estaduais e municipais, promovida pelo Encontro de Servidores. “Os funcionários estaduais e os municipais têm uma missão comum, que é o de prestar serviços públicos ao cidadão. Então, é importante que eles se conheçam, conversem, porque o que a população quer, com razão, é ver os serviços bem prestados, os problemas resolvidos.”
O Encontro de Servidores contou ainda com uma palestra da diretora do Departamento de Recursos Humanos, da Secretaria da Administração, Sônia Schober, que explanou sobre a política de gestão de pessoal desenvolvida pelo Governo do Paraná. Em seguida, a conferencista Ruth Martins fez uma palestra motivacional.
Depois, o diretor de Relações com Investidores da Sanepar, Valter Pegorer, apresentou um resumo e um balanço das políticas públicas do Governo do Paraná. O objetivo da apresentação é mostrar ao servidor o papel e a importância do trabalhador do serviço público, para que as ações de Estado se concretizem e melhorem a vida da população.
O Encontro Paranaense de Servidores Estaduais é promovido pela Escola de Governo com o apoio logístico da Sanepar e da Copel, em parceria com os demais órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo. Terá ainda mais quatro etapas: nesta quarta (21) em Irati; em Paranaguá, na quinta-feira (22); em Ponta Grossa, na sexta (23) e, por fim, no dia 28, Dia do Servidor Público, em Curitiba.
MAIS INFORMAÇÕES
www.escoladegoverno.pr.gov.br, clicando em “Encontro de Servidores”
Conjuntura atual impõe novos desafios aos servidores públicos
Análise feita pela secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, na 16ª edição do Encontro Paranaense de Servidores Públicos, nesta terça-feira (20), na Lapa
Publicação
20/10/2009 - 18:20
20/10/2009 - 18:20
Editoria