Conjuntura atual impõe novos desafios aos servidores públicos

Análise feita pela secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, na 16ª edição do Encontro Paranaense de Servidores Públicos, nesta terça-feira (20), na Lapa
20/10/2009 - 18:20
O resgate do papel do Estado brasileiro, depois do seu enxugamento decorrente das políticas neoliberais dos anos 90 e, mais recentemente, a crise global que tem exigido uma intervenção maior do poder público impõem aos que fazem a máquina estatal funcionar – os servidores – a necessidade de novas percepções e desafios. Essa foi, em síntese, a análise feita pela secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, na abertura da 16ª edição do Encontro Paranaense de Servidores Públicos, nesta terça-feira (20), na Lapa. Ocorrido no Cine Teatro Imperial, no Centro Histórico da cidade, o evento reuniu mais de 300 pessoas, que atuam na Lapa e em municípios vizinhos, como Campo do Tenente, Quitandinha, Porto Amazonas, Contenda e Balsa Nova. A maior parte dos participantes era formada por servidores estaduais, tanto de órgãos da administração direta como de autarquias e estatais do Governo do Paraná, mas também houve a participação de funcionários municipais da Lapa. Na abertura, a secretária Maria Marta Lunardon – que é vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) – apresentou um breve panorama de como a gestão pública vem sendo tratada por outras unidades da federação e pelo governo federal. De acordo com Maria Marta, é consenso a relevância de se investir na administração pública não apenas para se melhorar as práticas burocráticas, mas sim a importância de se ater a um objetivo maior: a de que essas práticas devem ter como foco, sempre, a melhora da qualidade dos serviços que é oferecido ao cidadão. CONHECIMENTO - Essa constante preocupação, explicou, exige que os servidores públicos tenham competência para suas tarefas e, mais que isso, conhecimento da realidade do local onde trabalham, onde moram, onde vive a comunidade a qual atendem. Momentos de reflexão como o propiciado pelo Encontro de Servidores contribuem para ampliar esse olhar, conforme disse Maria Marta. “Precisamos ter a compreensão sobre a organização em que atuamos, irmos até nossos colegas, sairmos de dentro da repartição, para expandirmos o conhecimento do que está ao nosso redor.” A secretária assinalou que, por essa razão, os investimentos públicos devem se voltar às obras, à infraestrutura de serviços, e também aos quadros de pessoal do Estado, responsável por fazer a máquina funcionar. Nesse aspecto, ela citou como importante iniciativa a criação da Escola de Governo, instituição vinculada à Secretaria da Administração e responsável por programas de capacitação profissional. Neste mês, a instituição completa cinco anos de formação. INTEGRAÇÃO – Presente no evento, o prefeito da Lapa, Paulo Furiati, enfatizou a integração entre funcionários estaduais e municipais, promovida pelo Encontro de Servidores. “Os funcionários estaduais e os municipais têm uma missão comum, que é o de prestar serviços públicos ao cidadão. Então, é importante que eles se conheçam, conversem, porque o que a população quer, com razão, é ver os serviços bem prestados, os problemas resolvidos.” O Encontro de Servidores contou ainda com uma palestra da diretora do Departamento de Recursos Humanos, da Secretaria da Administração, Sônia Schober, que explanou sobre a política de gestão de pessoal desenvolvida pelo Governo do Paraná. Em seguida, a conferencista Ruth Martins fez uma palestra motivacional. Depois, o diretor de Relações com Investidores da Sanepar, Valter Pegorer, apresentou um resumo e um balanço das políticas públicas do Governo do Paraná. O objetivo da apresentação é mostrar ao servidor o papel e a importância do trabalhador do serviço público, para que as ações de Estado se concretizem e melhorem a vida da população. O Encontro Paranaense de Servidores Estaduais é promovido pela Escola de Governo com o apoio logístico da Sanepar e da Copel, em parceria com os demais órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo. Terá ainda mais quatro etapas: nesta quarta (21) em Irati; em Paranaguá, na quinta-feira (22); em Ponta Grossa, na sexta (23) e, por fim, no dia 28, Dia do Servidor Público, em Curitiba. MAIS INFORMAÇÕES www.escoladegoverno.pr.gov.br, clicando em “Encontro de Servidores”