As obras do conjunto habitacional Moradias Santo Antônio de Pádua, em Laranjeiras do Sul, no Centro Oeste paranaense, estão gerando empregos e renda para os trabalhadores da região. O empreendimento, do programa Casa da Família/PSH, tem 79 unidades e está sendo construído pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), com investimentos de R$ 651.750. "A construção de moradias populares movimenta a economia no interior do estado e não deixa também de ser uma forma de transferência de renda", afirma o presidente da Cohapar, Luiz Claudio Romanelli.
A parte estrutural (concretagem e pintura) das moradias está praticamente pronta e os serviços elétricos e hidráulicos são executados por profissionais do próprio município, como o eletricista e encanador Jesué Bahls. Ele está fazendo a instalação da rede de energia e de água nas casas e não tinha emprego fixo até encontrar trabalho no Moradias Santo Antônio. "Fazia entregas no mercado, mas era um serviço provisório", diz. Com o dinheiro que ganha na obra, ele sustenta a família, formada por quatro pessoas.
Há sete meses trabalhando com a obra da Cohapar, o eletricista Orival Paiva chegou a pensar em deixar Laranjeiras do Sul, lugar onde sempre viveu, caso não encontrasse trabalho. "O dinheiro que ganho aqui ajuda bastante nas despesas de casa, até porque este é o único trabalho que tenho", completa.
A Cohapar é responsável pela geração de mais de 12 mil postos de trabalho no Estado, considerando o estágio atual de obras - hoje, são construídas 4.145 moradias em 208 dos 399 municípios paranaenses. A estimativa é da própria Cohapar, considerando o tempo de construção de cada casa (três meses) e a média de trabalhadores por moradia (três pessoas).
Os programas da Cohapar têm a participação ativa da sociedade. As moradias do Casa da Família/PSH são construídas pelo sistema de gestão comunitária - pelo qual os pretendentes formam associações de participantes que, junto com a Cohapar, administra os recursos financeiros. Com o objetivo de construir conjuntos diversificados, os próprios moradores escolhem os projetos das residências. São cinco projetos disponíveis no padrão de 40m² e as casas são construídas em alvenaria, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda, forradas e cobertas com telhas cerâmicas.