O vice-governador Orlando Pessuti participou nesta sexta-feira (22), em Curitiba, da abertura do 18.º Congresso Fenabrave, evento que reúne profissionais do Brasil e do exterior para discutir as tendências e desafios do mercado automotivo. “Desde 2003, a área fiscal-tributária do Governo do Estado tem estabelecido normas para desonerar ao máximo as empresas paranaenses, com reflexos positivos na economia”, afirmou.
O vice-governador ressaltou a importância do setor automotivo e citou a isenção de impostos estaduais para as 170 mil micro e pequenas empresas do Paraná. “Além disso, elas não são passíveis de medidas fiscalizatórias. Isso não acarretou diminuição de recolhimento de tributos para os cofres públicos”, afirmou Pessuti.
“O Governo do Paraná desaprova qualquer movimento destinado a elevar as alíquotas do ICMS nas vendas de automóveis, medida que vem sendo estimulada por importantes setores governamentais de outras federações, tendo como justificativa a necessidade de aumento da arrecadação”, salientou o vice-governador.
“Vocês devem criar oportunidades para conhecer cada vez mais o nosso Estado, que investe maciçamente em educação, saúde e infra-estrutura, com vistas a criar mecanismos de apoio ao desenvolvimento econômico e social de nosso Estado, a médio e longo prazos”, destacou Pessuti.
CRESCIMENTO – Até sábado (23), 3 mil pessoas devem passar pelo evento para discutir o mercado automotivo com profissionais de empresas do Brasil e do exterior. Além de debater estratégias que auxiliem no desenvolvimento das concessionárias, o Congresso pretende fomentar negócios no setor, que registra crescimento no Paraná.
Dados da Fenabrave mostram que de janeiro a julho deste ano, 221 mil veículos foram vendidos em todo o Estado – média 20,17% maior que o mesmo período em 2007. O aumento das vendas em todos os segmentos colocou o Paraná à frente dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com 43% do total.
O segmento que mais colaborou para esta expansão foi o de ônibus, com 129 unidades vendidas no mês de julho deste ano, o que representa aumento de 32,99% em relação a junho (97 ônibus). Em seguida, está o setor de caminhões, com aumento de 10,43% no mesmo período, registrando venda de 1.249 unidades em julho, contra 1.131 em junho.
O segmento de comerciais leves também apresentou crescimento, alcançando 3.941 veículos em julho – 9,41% a mais que em junho (3.602). As motocicletas registraram aumento de 9,08%: foram 11.822 vendidas em julho, contra 10.838 em junho. Já no setor de automóveis, o aumento foi de 8,69% de julho (17.804 veículos) para junho (16.381). Os implementos rodoviários registraram vendas de 1.196 em julho, um crescimento de 6,31% em relação a junho (1.125).
A categoria de veículos importados também apresentou crescimento nas vendas. De acordo com a Fenabrave, o acumulado deste ano é 15% maior em relação a 2007. Em 2008, já foram comercializadas 16.392 unidades, contra 10.424 no mesmo período do ano passado.
PROGRAMAÇÃO – O Congresso da Fenabrave é o segundo maior evento mundial da distribuição de veículos automotores e tem como público profissionais das concessionárias de veículos automotores de todos os segmentos. A programação traz palestras, workshops, mesas redondas, reuniões e exposições com profissionais conceituados nacional e internacionalmente, que vão abordar temas que envolvem as tendências e os desafios do setor.
Entre os expositores estão montadoras, empresas de software e equipamentos de informática, consultorias, seguradoras e corretoras, financeiras, pisos especiais para concessionárias, informação de crédito comercial, administração de consórcios, pneus, óleos lubrificantes, entre outras empresas.
O evento acontece até sábado (23), no ExpoCuritiba, Campus da Universidade Positivo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido).
Congresso Fenabrave discute tendências do setor automotivo
Evento reúne em Curitiba profissionais do Brasil e do exterior para discutir o mercado automotivo e teve a participação do vice-governador Orlando Pessuti na cerimônia de abertura
Publicação
22/08/2008 - 17:47
22/08/2008 - 17:47
Editoria