Confira as 20 principais obras feitas nos últimos sete anos

Duplicações, pavimentações e melhorias diminuíram custo e tempo das viagens, aumentaram a segurança e fomentaram o desenvolvimento no estado
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28/12/2009 - 11:49
Editoria
Além de investir na recuperação e conservação das rodovias do estado, o Governo do Paraná executou obras e encerrou pleitos históricos dos paranaenses. Duplicações, pavimentações e melhorias que diminuíram o custo e o tempo das viagens, aumentaram a segurança e fomentaram o desenvolvimento em todas as regiões do estado. Veja abaixo algumas dessas obras: 1. Duplicação da BR- 467 Cascavel – Toledo Com investimentos de R$ 78 milhões, o Governo do Paraná executou uma das mais antigas reivindicações do Oeste do Paraná. A nova pista aumentou a segurança, diminuiu o tempo das viagens e estabeleceu um grande eixo de desenvolvimento entre duas das principais cidades da região. 2. Pavimentação da PR-092 Rio Branco do Sul – Cerro Azul O tão sonhado asfalto chegou ao município de Cerro Azul. A obra diminuiu os custos para os citricultores da região, facilitou a vida dos moradores de Cerro Azul e principalmente impulsionou o desenvolvimento no Vale do Ribeira. 3. Duplicação da avenida Carlos Strass em Londrina A principal ligação entre a região dos Cinco Conjuntos e o centro de Londrina foi duplicada, remodelada e melhorada pelo Governo do Paraná. Com investimentos de R$ 11,2 milhões junto com a nova pista foram construídas três passarelas, ciclovias, calçadas e um viaduto sobre a linha da Rede Ferroviária. 4. Duplicação da PR-323 em Paiçandu Um dos maiores gargalos da região Noroeste foi eliminado com a duplicação de um segmento de 4 quilômetros da PR-323 que corta o perímetro urbano de Paiçandu. Com as obras foram construídos três viadutos e retiradas 20 lombadas que causavam engarrafamentos e acidentes no trecho. 5. Conclusão do Contorno Norte de Curitiba A obra que se arrastava há 20 anos foi reiniciada e concluída pelo Governo do Paraná. Cerca de 12 mil veículos, na maior parte caminhões, foram retirados das ruas da capital, aumentando a segurança para os moradores e eliminando os congestionamentos diários nos bairros de Santa Felicidade, Botiatuvinha, São Braz e outros. 6. Construção da avenida Paraná em Guaratuba Governo do Paraná está construindo uma via que irá retirar o tráfego do ferryboat de dentro das ruas de Guaratuba. As obras de pavimentação e construção da tão sonhada avenida Paraná estão em fase final. São mais de R$ 8,5 milhões investidos no trecho de 9 quilômetros. 7. Pavimentação da PR-459 Mangueirinha – Foz do Jordão – Reserva do Iguaçu As obras nos 38 quilômetros que ligam as cidades estabeleceram uma nova ligação do Sudoeste com a BR-277 e garantiram acesso pavimentado para os moradores de Reserva do Iguaçu. O Governo no Paraná investiu R$ 31,5 milhões no trecho. 8. Pavimentação da PR – 151 São Mateus do Sul – Três Barras (SC) Reivindicação de 30 anos, a pavimentação da rodovia criou um novo acesso com Santa Catarina impulsionando a economia local e criando novas frentes de comércio na região. E para aumentar ainda mais a segurança no trecho, o Governo do Paraná está construindo uma trincheira no cruzamento da PR-151 com a BR-476, no acesso a São Mateus. 9. Recuperação e ampliação da PR-340 Tibagi – Telêmaco Borba O trecho de 34,6 quilômetros recebeu investimentos de R$ 15,5 milhões. Além do pavimento completamente restaurado, o Governo do Paraná construiu 8,3 quilômetros terceiras-faixas para aumentar a segurança e garantir viagens mais ágeis para a produção da região. 10. Pavimentação da Estrada do Cerne A antiga ligação de Curitiba com o Norte do Estado está sendo pavimentada em duas frentes. Uma saindo da Região Metropolitana de Curitiba e outra em Castro. A obra faz parte das Estradas da Liberdade e irá criar um caminho de quase 400 quilômetros sem pedágio entre Curitiba e Londrina. 11. Recuperação PRC-466 Guarapuava – Pitanga A principal ligação do Vale do Ivaí, com o centro do estado e com a BR-277 está sendo integralmente recuperada pelo Governo do Paraná com investimentos de cerca de R$ 10 milhões. As obras nos 80 quilômetros da PRC-466 avançam em ritmo acelerado e facilitam o escoamento da safra da região. 12. Construção do contorno de Francisco Beltrão Pedido de 20 anos da população da cidade, o contorno de Francisco Beltrão foi concluído com investimentos de R$ 6,6 milhões. Com a obra, o tráfego diário de 800 caminhões e de 9 mil carros foi desviado das ruas da cidade. 13. Pavimentação do acesso a Diamante do Sul Está na fase final a pavimentação do acesso ao município de Diamante do Sul (PR-670), na região Oeste do Paraná. Os 12,6 quilômetros que ligam a cidade a BR-277 recebem cerca de R$ 9 milhões. Diamante do Sul era a última cidade do Oeste do Paraná ainda sem acesso pavimentado. O governo ainda vai aplicar R$ 961 mil para construir uma trincheira no cruzamento com a BR-277. 14. Duplicação da Rodovia da Uva Está em licitação a duplicação da ligação entre Curitiba e o município de Colombo. O Governo pretende investir R$ 17,6 milhões na construção de 6,5 quilômetros do trecho que liga o Contorno Norte de Curitiba (PR-418) a Rua Orlando Ceccon, em Colombo. Na sequência serão licitadas as obras nos 3,9 quilômetros do bairro Santa Cândida, em Curitiba, até o Contorno Norte. A duplicação aumentará a segurança no trecho, diminuirá o tempo de viagem e reorganizará o tráfego na rodovia que chega a 15,6 mil veículos diários. 15.Pavimentação de Toledo até Quatro Pontes Com R$ 9,5 milhões, foram concluídas as obras de pavimentação entre Toledo e Quatro Pontes, na região Oeste. Com 35,5 quilômetros rodovia criou uma via que agilizou o transporte da safra que vem do Mato Grosso do Sul com destino ao Porto de Paranaguá. A construção da estrada diminuiu o percurso entre os municípios em 17 quilômetros. 16. Conclusão da pavimentação entre Agudos do Sul e Lagoinha A obra estabeleceu uma ligação segura e direta entre Agudos do Sul e Tijucas do Sul. Foram aplicados mais de R$ 4,6 milhões na conclusão da pavimentação de 15 quilômetros da PR-218, entre Tijucas do Sul e o distrito de Lagoinha em Agudos. 17. Pavimentação do acesso a Boa Ventura de São Roque A obra acabou com o isolamento do município de Boa Ventura de São Roque, região Central do Paraná. Os 10 quilômetros que ligam a cidade a PRC-466 foram totalmente asfaltos com a aplicação de cerca de R$ 1,5 milhão. O trecho era composto de sete quilômetros de asfalto bastante precário e três quilômetros de estrada de chão. 18. Pavimentação do acesso a Campina do Simão O Governo concluiu as obras de pavimentação da primeira parte da rodovia que liga a cidade a PR-364. Os 13 quilômetros, entre Campina do Simão e Cerro Verde, receberam asfalto em 2006, com a aplicação de R$ 2,3 milhões. Está em licitação a conclusão das obras na via que liga o distrito de Cerro Verde à PR-364, no sentido de Guarapuava. Os investimentos nos 16,8 quilômetros podem chegar a R$ 12,27 milhões. 19. Construção do novo acesso à Ponte de Guaíra O Governo investiu R$ 5,2 milhões na remodelação completa do acesso à ponte, na construção do pátio de fiscalização e de um trevo na rodovia. No pátio de fiscalização operam a Secretaria de Fazenda (Receita Estadual) e a Secretaria de Agricultura (Claspar). Há também uma plataforma de pesagem instalada. 20. Construção de viadutos em Arapoti Foram construídos dois viadutos na entrada do município de Arapoti. A obra eliminou os problemas no cruzamento das PR-092 (sentido Jaguariaíva) e PR-239 (sentido Ventania) causados pelo conflito entre os tráfegos rodoviário e urbano. Foram aplicados R$ 4,8 milhões.