Desarmamento, política antidrogas, repressão ao crime organizado, combate a delito de crianças, crimes cibernéticos, pedofilia e tráfico de seres humanos. Esses são alguns dos temas que estão na programação da 5ª Conferência Executiva de Segurança Pública para a América do Sul da Associação Internacional dos Chefes de Polícia (IACP). Tanto a Conferência quanto a 5a Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública (Interseg), que acontece paralela ao evento, contarão com a participação de autoridades governamentais, lideranças policiais, representantes do setor privado, instituições acadêmicas em um grande debate e trocas de experiências visando à redução da violência e da criminalidade.
A uma semana do referendo popular do desarmamento, o evento será aberto com um debate entre os deputados federais Roberto Freire (PPS/PE) e João Alberto Fraga Silva (PFL/DF). Eles discutirão sobre o tema “Desarmamento: Armas da Polícia x Armas do Crime”, que acontece nesta segunda-feira (17), a partir das 8h30.
“É um dos pontos altos da Conferência, já que é o primeiro grande debate a uma semana do referendo da venda de armas no Brasil. Um debate que contará com a presença de autoridades mundiais e será transmitido ao vivo pela TV Educativa do Paraná”, disse o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
A questão do tráfico de drogas também entra na pauta de debates. O secretário Nacional Antidrogas, general Paulo Roberto Yog de Miranda Uchoa e o diretor subcomissário de drogas da Polícia Federal Argentina, Nestor Roncaglia, vão apresentar as realidades nos dois países. Outra experiência internacional estará em foco no painel Tráfico de Seres Humanos, com a chefe Nacional de Delitos Contra a Família e vice-diretora da Escola de Investigação do Chile, Cristina Rojo Vergara. No painel de Combate a Delitos contra Crianças, o superintendente da Polícia de Vavre, na Bélgica, Luc Borlon, vai enfocar desaparecimento e exploração de menores.
Ainda por conta da programação do evento, autoridades federais e estaduais estarão reunidas em encontros simultâneos de colegiados e associações. “Os encontros simultâneos enriquecerão ainda mais o aprendizado de todos os participantes do evento. Cada um, em áreas específicas, terá a oportunidade de se aprofundar em um assunto, debatendo com autoridades da Europa, América do Sul e América do Norte. É uma chance imperdível para quem busca o aprimoramento", disse Delazari.
Núcleo de Comunicação – SESP-PR
Repórter Giselle Lima – (41) 9657-0075 ou (41) 9967-7695 ou (45) 3529-6120 ramal: 209 / 211 / 212
Conferência vai possibilitar trocas de experiências
para a redução da violência e da criminalidade
Desarmamento, política antidrogas, repressão ao crime organizado, combate a delito de crianças, crimes cibernéticos, pedofilia e tráfico de seres humanos estão entre os temas do evento
Publicação
17/10/2005 - 10:01
17/10/2005 - 10:01
Editoria