Conferência vai debater desenvolvimento rural sustentado e solidário

O encontro, que terá a participação do governador Orlando Pessuti, deverá reunir cerca de 710 delegados, de 310 municípios do Estado. Cada município tem direito a dois representantes, sendo um da área governamental, e outro da sociedade civil
Publicação
19/05/2010 - 16:40
Editoria
Será realizada de 25 a 27, em Curitiba, a 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentado e Solidário. O encontro que terá a participação do governador Orlando Pessuti; do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Chandoa; do secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Humberto Oliveira, e de representantes da agricultura familiar, deverá reunir cerca de 710 delegados, de 310 municípios do Estado. Cada município tem direito a dois representantes, sendo um da área governamental, e outro da sociedade civil.
Para o engenheiro agrônomo Carlos Roberto Bittencourt, secretário executivo do Centro Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Cedraf), e coordenador geral da conferência, entre os objetivos do encontro estão o de organizar e manter mobilizados os conselhos municipais de desenvolvimento rural no Estado. “Além disso ajudamos a fortalecer a agricultura familiar em vários aspectos, seja nas discussões locais, ou mesmo traçando estratégias estaduais, auxiliando na formação e implantação de políticas públicas para o setor rural”, explicou Bittencourt.
A Conferência Estadual deste ano é resultado dos encontros estaduais, realizados desde novembro de 2009, e dos encontros regionais que aconteceram até abril deste ano. As discussões e resoluções dos trabalhos apresentados no encontro estadual serão posteriormente encaminhadas para a Conferência Nacional que deverá acontecer entre 2011 e 2012. “Outro objetivo deste encontro é encaminhar aos futuros candidatos ao governo do Estado um documento com as principais expectativas e reivindicações para a estruturação de ações para a agricultura familiar”, destacou o secretário executivo do Cedraf.
Entre os temas e debates da Conferência em Curitiba estão o desenvolvimento sócio econômico e ambiental; qualidade de vida no meio rural; relatos de experiências na construção de territórios rurais; além de trabalhos em grupo. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, pelo telefone 41-3313-4026.