A I Conferência Intermunicipal de Turismo foi realizada, na sexta-feira (11), em Turvo, no centro do Estaod. Participaram do evento representantes de nove municípios – Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Guarapuava, Marquinho, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Santa Maria do Oeste e Turvo –, além de prefeitos e secretários municipais de turismo. O objetivo da conferência foi buscar o desenvolvimento de forma integrada do Turismo, Comércio, Indústria e Agricultura através da criação do Consórcio Intermunicipal.
“A criação do Consórcio Intermunicipal de Turismo busca o fortalecimento do turismo na região, bem como recursos financeiros e linhas de crédito para empreendedores, junto aos governos federal e estadual”, disse o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron. Entre as obras previstas estão a infraestrutura turística do Salto São Francisco e de outras belezas naturais da região. “A finalidade é tornar o Salto São Francisco pólo indutor do turismo buscando ações, programas, rotas, roteiros e atividades nos municípios da região, para que complementem a atividade turística”.
Segundo Rogério Sekula, secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Turvo, os nove municípios estão unidos com um só objetivo. “O desenvolvimento socioeconômico da região é nosso principal objetivo e com a integração de todos estes municípios teremos um salto para o desenvolvimento”, afirmou.
A programação do evento teve quatro palestras pela manhã ministradas por Ademar Schühli Junior, chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado do Turismo de Cascavel, Derli Gilberto Vendruscolo – gerente do Banco do Brasil de Guarapuava/PR, além de palestras do Sebrae e Senac. À tarde a palestra foi de Ademir Winkelhaus, gestor de Turismo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale Itajaí-SC. Para finalizar, foi realizada a Assinatura da Carta de Intenções da Criação do Consórcio Intermunicipal de turismo do centro do Paraná, pelos prefeitos dos nove municípios.