Conferência de Meio Ambiente reúne professores e estudantes em Maringá

Parceria entre Secretaria da Educação, Sanepar e outras empresas e instituições debate Agenda 21 Escolar
Publicação
28/04/2010 - 17:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Maringá é sede de mais uma etapa da Conferência de Meio Ambiente na Escola. Organizada pela Secretaria da Educação, em parceria com a Sanepar, Copel, Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) e Emater, a conferência começou terça-feira (27) e segue até quinta-feira (29). Entre os cerca de 100 participantes, estão professores dos Núcleos Regionais de Educação de Maringá, Apucarana, Cornélio Procópio e Campo Mourão, estudantes e representantes de instituições.
São debatidos assuntos relacionados à implantação da Agenda 21 Escolar, na educação básica. A Agenda Escolar 21 é uma das ações desenvolvidas desde 2004, pela Secretaria, com o apoio da Sanepar e de outras instituições, que busca orientar as discussões sobre meio ambiente, baseadas no conceito de sustentabilidade. Uma das fortes características é o caráter interdisciplinar, relacionado com os conteúdos escolares, de acordo com as diretrizes da educação básica do Paraná.
Dentro da Agenda 21 Escolar é disseminado o Programa de Gestão Ambiental Integrada por Microbacias (PGaim), o conceito de microbacia; como a escola inserida em uma microbacia; e o impacto que ela causa no meio ambiente. O PGaim tem por objetivo integrar políticas públicas em áreas selecionadas para potencializar as ações de uso, manejo e conservação do solo, água e florestas. O programa é resultado da parceria da Sanepar com a Secretaria do Meio Ambiente e outras instituições.
De acordo com a assistente social da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar Nelci Harumi Mori, a parceria entre a Sanepar e a Secretaria da
Educaçaõ no programa “Construindo a Agenda 21 Escolar”, é executada por termo de cooperação técnica e financeira. Ela destaca que “este convênio contemplou também a criação do curso técnico de Meio Ambiente e a aquisição de seis laboratórios, com investimento de R$ 1,1 milhão”. Harumi enfatiza ainda que todo este trabalho permitiu a capacitação de cerca de 1.100 profissionais da educação e culminou na “construção” de 500 agendas 21 escolares.
Ainda em abril, já foram realizadas a primeira conferência em Foz do Iguaçu, e a segunda em Curitiba. Em Maringá, ocorre a terceira e última etapa deste semestre. A partir de julho serão realizadas mais três encontros nas mesmas localidades para atender outros Núcleos Regionais do Estado. No total serão treinados 720 professores.

GALERIA DE IMAGENS