Foram três dias de trabalhos intensos, discussão de problemas e apresentação de propostas até chegar a um consenso democrático na Conferência da Juventude do Paraná: a definição de temas prioritários relacionados às políticas públicas que promovam a juventude e a escolha de delegados paranaenses que vão representar o Estado na Conferência Nacional, em Brasília. “A marca dessa conferência é o espaço democrático, a possibilidade de participação de movimentos sociais diversos, como as mulheres, os quilombolas, os indígenas e até adolescentes privados de liberdade”, afirma a secretária de Estado da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira. O encontro aconteceu no final de semana em Faxinal do Céu.
A variedade de representatividade garantiu pluralidade na escolha de temas prioritários e, ao mesmo tempo, apontou desafios comuns, independente dos segmentos. Para defini-los, os 441 delegados presentes na Conferência Estadual puderam pontuar, por três vezes, um único tema ou temas distintos. O resultado foi 1.559 pontos distribuídos em sete áreas. A mais votada foi Educação, com 309 pontos; seguida de Trabalho (248 pontos); Cultura e Cidades (231 pontos); Drogas (199 pontos); Meio Ambiente (195 pontos); Mídia (189 pontos) e Tempo Livre (188 pontos).
Em cada um desses temas, a juventude apontou um desafio e três soluções. Para a Educação, o desafio é a reforma do sistema educacional e a garantia de acesso ao ensino gratuito e de qualidade. No tema Trabalho, o desafio é garantir direitos e políticas públicas que promovam a inclusão no mundo do trabalho. Cultura e Cidades propõe possibilitar a divulgação de diversas manifestações culturais, esportivas e de lazer para a juventude.
Os paranaenses também definiram como prioridades a redução do envolvimento de jovens com drogas; a elaboração de alternativas de desenvolvimento sustentável; a democratização dos meios de comunicação e a criação e acesso às atividades lúdicas no tempo livre.
A Conferência Estadual da Juventude mobilizou 153 municípios paranaenses e 90 mil jovens do Estado, elegendo 441 delegados e possibilitando que outros 189 jovens participassem, emitindo opiniões sem poder de voto. Foram eleitos 68 delegados para representar o Paraná na Conferência Nacional da Juventude, em Brasília.
A divulgação dos delegados eleitos demonstrou a representatividade e mobilização social das mulheres jovens – dos dez candidatos mais votados, sete são mulheres. Erinéia dos Santos, do município de Palmas e representante dos quilombolas, foi a mais votada; seguida de Rosana Claudia Botelho, de Laranjeiras do Sul, representando os adolescentes privados de liberdade; e Michely Ribeiro da Silva, de Curitiba, representando o Movimento das Mulheres Negras do Paraná.
Conferência da Juventude do Paraná aponta prioridades em políticas públicas para jovens
Encontro em Faxinal do Céu definiu prioridades nas políticas públicas e escolheu delegados para a Conferência Nacional
Publicação
24/03/2008 - 16:20
24/03/2008 - 16:20
Editoria