Concursos realizados pelo governo do Paraná, matrículas em escolas estaduais, energia elétrica e serviço de policiamento. Esses foram alguns dos assuntos que foram relatados com mais freqüência pelos cidadãos à Ouvidoria, coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), em janeiro, entre os 835 atendimentos registrados no período pela instituição.
Do total de contatos, 539 foram enviados a outros órgãos estaduais para averiguação, e o restante foi solucionado no momento do atendimento. A maior parte dos procedimentos instaurados, como são denominados os encaminhamentos, era de assuntos relacionados à área de administração (196). Outros setores bastante citados nos registros foram segurança pública (42), educação (27), saneamento (22) e fazenda (15).
Os cidadãos fizeram pedidos de informações sobre documentos, legislação, pedágio, impostos, obras de fornecimento de água e coleta de esgoto, e solicitaram mais policiamento nas regiões onde moram. Além disso, foram recepcionados casos que não eram de competência do Poder Executivo estadual – como assuntos referentes a prefeituras. Mas, segundo a Gerência de Atendimento, nestas situações, as pessoas receberam a orientação sobre quais órgãos deveriam procurar.
De acordo com os relatórios de atendimentos do mês de janeiro, a maioria dos procedimentos instaurados foi de solicitações de informações (255). Em seguida, aparecem as reclamações (157) e as denúncias (94) feitas pela população. A Ouvidoria também recebeu sugestões dos cidadãos e elogios (33) sobre programas e ações colocadas em prática por diversas secretarias da administração estadual.
Formas de contato – Em janeiro foi observado um fato que ocorre todos os meses. Grande parte dos atendimentos realizados pela Ouvidoria foi feita por dois canais de comunicação: o telefone gratuito (404) e a internet (410), por meio do site da Secretaria. Outros cidadãos preferiram entrar em contato via carta ou, ainda, pessoalmente, na sede do órgão.
Serviço: Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Telefone: 0800-411113. Rua Comendador Araújo, 711, no bairro Batel, em Curitiba, Paraná. O horário de atendimento é das 8h30 às 19h, de segunda a sexta-feira. Para fazer registros pela internet, basta acessar o site www.ouvidoria.pr.gov.br e clicar no link “Fale com o Ouvidor”.