Concurso de monografia aborda o Paraná espanhol

06/05/2009 - 16:20
Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional de Monografias com o tema “Espanhóis e Indígenas no Território Paranaense da Província do Guairá: Séculos XVI e XVII”. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, o concurso terá uma premiação de R$ 33 mil distribuída entre as duas categorias de participantes: profissionais e estudantes da graduação. O edital está disponível no site da Secretaria (www.cultura.pr.gov.br). As inscrições encerram no dia 30 de junho. As monografias serão julgadas por uma comissão, a ser designada pela Secretaria da Cultura, de acordo com o conteúdo, a originalidade e objetividade, a pertinência temática, a clareza no desenvolvimento e correção do tema. Rosimeire Odahara Graça, assessora de Projetos da Secretaria, explica que o projeto tem como objetivo resgatar a identidade do Estado do Paraná, que nos séculos XVI e XVII era muito mais espanhol que português, e também estreitar os laços com outras nações do Mercosul. “É importante frisar que o foco principal das monografias não precisa ser necessariamente o campo da História, estamos abertos à criatividade dos pesquisadores”, explica Rosimeire. Ela esclarece ainda que o concurso busca monografias inéditas sobre o tema, desde que embasadas cientificamente. O PROJETO - Este concurso faz parte de uma série de eventos realizados pela Secretaria desde o ano passado e que, unidos, fazem parte de um projeto maior intitulado “Guaranis e Reduções Jesuíticas nos Séculos XVI e XVII”. Entre 15 e 17 de outubro do ano passado aconteceu o primeiro evento deste projeto. O Seminário Internacional Espanhóis e Indígenas no Território Paranaense da Província do Guairá: Séculos XVI e XVII reuniu 250 pessoas, entre eles pesquisadores de renome internacional. Para este ano está programada ainda, além do concurso, uma exposição sobre o assunto que acontecerá na Casa Andrade Muricy no segundo semestre. Serviço: Concurso Nacional de Monografias “Espanhóis e Indígenas no Território Paranaense da Província do Guairá: Séculos XVI e XVII”. Inscrições abertas nas categorias de participantes: profissionais e estudantes da graduação. O edital está disponível no site da Secretaria de Estado da Cultura (www.cultura.pr.gov.br) e encerram no dia 30 de junho.