A Copel alterou o edital do seu concurso público para seleção de pessoal, reservando vagas para candidatos afrodescendentes, conforme estabelece a Lei Estadual 14.274/2003, e prorrogando o prazo final de inscrição para até o meio-dia de 18 de maio. Segundo o presidente da estatal, Rubens Ghilardi, em princípio, a lei não seria aplicável à Copel, pela natureza do seu capital misto. Porém, a questão foi revista pela diretoria da empresa por determinação do governador Roberto Requião.
“Não existe nenhum motivo que impeça ou desaconselhe a Copel de prestar obediência ao que a lei estadual dispõe”, argumentou o presidente. “Ao contrário, consideramos que, ao acolher e respeitar a lei sancionada pelo governador com o propósito de promover a inclusão social e reduzir a desigualdade de oportunidades por motivos étnicos, a Copel está dando exemplo de transparência e de absoluto compromisso com a democracia”, comentou Ghilardi.
O novo edital já retificado e deverá estar disponível para consultas, ainda nesta semana, no endereço eletrônico do Núcleo de Concursos da Universidade Federal (www.nc.ufpr.br). O acesso aos documentos do concurso também é possível através do endereço virtual do Governo do Paraná (www.pr.gov.br) e da Copel (www.copel.com).
Concurso – A Copel dispõe de 299 vagas para admissão imediata – 14 delas a serem preenchidas por portadores de deficiência física, com perspectiva de que outras possam ser criadas durante o prazo de validade do resultado concurso, que é de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet. Nos endereços eletrônicos que divulgam o concurso estão disponíveis todas as orientações aos candidatos e também os documentos relativos ao concurso para consulta e impressão: edital, cargos oferecidos, número e localização das vagas, remuneração inicial, requisitos, conteúdo programático das provas e atribuições dos cargos. A taxa de inscrição é de R$ 60 para cargos de nível superior e de R$ 30 para os outros.
Provas – As provas já estão marcadas para o dia 12 de junho, das 14 às 18 horas, mas os portões serão fechados pontualmente às 13h30. A informação aos candidatos sobre os locais de provas estará disponível mediante consulta no mesmo endereço eletrônico no qual foi feita a inscrição.
O resultado do concurso com a classificação e pontuação obtida pelos candidatos vai ser publicado em 11 de julho no Diário Oficial do Estado. A Copel estima que, já na segunda quinzena daquele mês, os candidatos habilitados sejam convocados para os exames de saúde, que têm caráter eliminatório. Logo em seguida, serão iniciados os procedimentos para admissão dos novos empregados