Cerca de 400 alunos de escolas estaduais participaram, nesta terça-feira (13), do projeto de educação para o trânsito Comunidade e Trânsito Jovem do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba. O diretor-geral do departamento, coronel David Antônio Pancotti, explicou que o objetivo é que os jovens unam forças com o Detran para que cada vez menos pessoas percam suas vidas nas ruas e estradas. “Queremos preservar a vida e, para isso, precisamos de toda a ajuda possível, principalmente da comunidade jovem”, disse.
Com este projeto, o órgão pretende criar núcleos de trânsito administrados pelos jovens e conscientizar a população dessa faixa etária sobre os riscos do trânsito. “Este projeto faz os jovens se envolverem na situação. Com isso o resultado é mais positivo, porque eles refletem mais sobre as conseqüências de atos incorretos, e ainda propagam essa visão para as pessoas que estão a sua volta”, conta Maria Helena Gusso Mattos, coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran/PR.
Pancotti ressaltou a importância da conscientização do jovem como futuro motorista. “Morrem, por ano, 34 mil pessoas em acidentes de trânsito e cerca de 40% dos leitos de hospitais são utilizados por vítimas do trânsito. O trabalho que fazemos é para que estes números caiam vertiginosamente”, completou o coronel.
ALUNOS – Participaram da atividade, alunos de diversas escolas estaduais, com cerca de seis representantes de cada uma. O Colégio Estadual Teotônio Vilela, no Campo Comprido, enviou 10 alunos, da 5.ª série ao ensino médio. Um dos estudantes mais jovens foi Gabriel Henrique Alves, de 10 anos. Ele afirmou que gostou muito do evento, das atividades e da palestra de Christofer Cruz. “Eles mostram porque a gente tem que tomar cuidado no trânsito e como a vida da gente é importante”, afirmou.
A pedagoga do Colégio Teotônio Vilela, Fabíola Budel, acompanhou os alunos no evento do Detran. Ela ressaltou que a dinâmica utilizada na palestra é muito boa porque chama a atenção dos jovens para um tema muito importante. “É realmente muito bom que os alunos estejam sendo educados sobre trânsito, que mata tanta gente todos os dias”, afirma. Fabíola destacou ainda que, agora, os alunos irão cobrar os pais e familiares para agirem da forma correta no trânsito, protegendo assim, a vida de todos.
Todos os alunos e convidados receberam uma pasta com informações do Programa Comunidade e Trânsito Jovem, um adesivo, um bloco de anotações, uma caneta e uma camiseta do projeto.
ANTERIORES – O projeto de educação para o trânsito Comunidade e Trânsito Jovem foi lançado em 2007. No ano passado, mais de 3 mil estudantes, de 13 a 17 anos, de 855 escolas públicas paranaenses, participaram do projeto.
Alguns deram continuidade ao projeto por conta própria, como foi o caso da estudante Daniela Cristina Garcia, 17 anos, que vai fazer uma palestra em Pinhalão, onde reside, no próximo dia 16, para alunos do ensino fundamental e moradores da região. Com o incentivo das autoridades locais, ela veio até Curitiba para buscar material educativo de trânsito e orientações para a palestra.
Neste ano, os alunos que participaram da primeira etapa do projeto, chamada de sensibilização, em que foram feitas palestras e debates sobre o trânsito, vão receber capacitação para trabalhar com atividades voltadas a assuntos específicos do trânsito com os colegas. “Vamos ensinar os jovens como eles podem trabalhar com os pedestres, com os motociclistas, motoristas, e com as demais diversidades do trânsito. A intenção é fazer com que eles levem o que aprenderam adiante e desenvolver atividades educativas com a comunidade”, explicou Maria Helena Mattos.
Os jovens terão acompanhamento nos projetos desenvolvidos e total apoio do Detran/PR. “Fornecemos amparo técnico, com o envio de material e suporte com informações sobre o tema. Porém, este não é o fim do projeto, ele é contínuo, sem data para acabar, afinal melhorias no trânsito sempre serão necessárias, e nossa intenção é formar grupos que possam auxiliar nestas melhorias de forma continuada”, disse a coordenadora.
COMUNIDADE – O projeto Comunidade e Trânsito, lançado em 2006, pelo Detran/PR, deu origem ao Comunidade e Trânsito Jovem. “Este novo projeto surgiu na esteira do sucesso do ‘Comunidade e Trânsito’, e também atenderá as necessidades dos adolescentes e crianças, posto que este grupo é um dos mais afetados pelos acidentes de trânsito”, disse Christofer Borges da Cruz, funcionário da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (COET) e integrante da equipe que coordena o projeto. Voltado para o grupo formado por crianças e adolescentes, utiliza as estruturas dos Grêmios Estudantis como base para expandir o projeto entre os jovens paranaenses.