A comunidade de Ilha das Peças agora dispõe de um local apropriado para fazer a separação de resíduos. A unidade tem capacidade para separar até 150 quilos de resíduos por dia e o material coletado é enviado para o aterro sanitário de Paranaguá. A instalação do galpão é parte das atividades realizadas durante a II Gincana Socioambiental Universitária.
O evento, organizado pelo Instituto Chico Mendes e com apoio do Governo do Estado, promoveu também ações de separação de resíduos, palestras, oficinas, atividades culturais, teatro e distribuição de materiais educativos para a comunidade.
A gincana tem como principal objetivo trabalhar com a comunidade tradicional caiçara de forma a promover melhores condições de vida. Além disso, contribui para a extensão universitária com muita ação e o comprometimento por parte das instituições de ensino que aderiram a esta mobilização.
Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, ações deste tipo são essenciais para conscientizar os acadêmicos que participaram do evento e também mostrar para os moradores daquela região como existem várias alternativas para a preservação ambiental. “Uma importante iniciativa que deve ser seguida nos próximos anos devido a sua relevância e o comprometimento com ações voltadas em prol do meio ambiente”, destacou o secretário.
O biólogo da Secretaria do Meio ambiente Leverci Silveira é um dos organizadores do evento, realizado com base no resultado de uma pesquisa aplicada junto aos moradores. Eles apontam as principais dificuldades que enfrentam no cotidiano e buscam ações para contribuir para a preservação ambiental.
“É muito gratificante porque as ações realizadas permanecem para o benefício da comunidade. Tivemos um significativo avanço da primeira para a segunda edição e estamos trabalhando para manter a sustentabilidade nas ações efetivas realizadas para a comunidade”, avaliou Silveira.
GINCANA - A gincana foi realizada entre os dias 4 e 6 de setembro de 2010, na Ilha das Peças e município de Guaraqueçaba, região litorânea. Participaram estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, das Faculdades Integradas Camões, Faculdades Integradas Espírita, Faculdade Bagozzi e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
O evento foi realizado em três etapas, iniciado com o diagnóstico da realidade local. Com base neste reconhecimento, que envolveu uma pesquisa abrangente sobre a ilha, as equipes tiveram duas semanas para o desenvolvimento de ações práticas sustentáveis e pertinentes para a realidade da comunidade da Ilha das Peças. Por fim, uma disputa surpreendente pelo elevado nível de projetos, qualidade nas ações realizadas e muita disputa nas provas físicas e intelectuais encerrou a Gincana.
A primeira colocação ficou com a equipe da Faculdade Bagozzi que alcançou 85 pontos, seguida da Faculdade Camões, com 82, Tecnológica, com 81,5, Espírita, com 72 pontos e a PUC-PR, com 70,3 pontos. Os integrantes da equipe campeã receberam um troféu e medalhas e cada um dos integrantes das três primeiras colocadas ganharam um dia de escalada indoor.
Outra importante iniciativa foi a contagem da emissão de gases de efeito estufa durante o evento, que consumiu cerca de 2, 38 toneladas de Co², e deverá ser compensado com o plantio de 15 árvores nos próximos dias. Os elementos levados em consideração estão o deslocamento do microônibus, barco, consumo de energia e água e também resíduos.
O evento, organizado pelo Instituto Chico Mendes e com apoio do Governo do Estado, promoveu também ações de separação de resíduos, palestras, oficinas, atividades culturais, teatro e distribuição de materiais educativos para a comunidade.
A gincana tem como principal objetivo trabalhar com a comunidade tradicional caiçara de forma a promover melhores condições de vida. Além disso, contribui para a extensão universitária com muita ação e o comprometimento por parte das instituições de ensino que aderiram a esta mobilização.
Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, ações deste tipo são essenciais para conscientizar os acadêmicos que participaram do evento e também mostrar para os moradores daquela região como existem várias alternativas para a preservação ambiental. “Uma importante iniciativa que deve ser seguida nos próximos anos devido a sua relevância e o comprometimento com ações voltadas em prol do meio ambiente”, destacou o secretário.
O biólogo da Secretaria do Meio ambiente Leverci Silveira é um dos organizadores do evento, realizado com base no resultado de uma pesquisa aplicada junto aos moradores. Eles apontam as principais dificuldades que enfrentam no cotidiano e buscam ações para contribuir para a preservação ambiental.
“É muito gratificante porque as ações realizadas permanecem para o benefício da comunidade. Tivemos um significativo avanço da primeira para a segunda edição e estamos trabalhando para manter a sustentabilidade nas ações efetivas realizadas para a comunidade”, avaliou Silveira.
GINCANA - A gincana foi realizada entre os dias 4 e 6 de setembro de 2010, na Ilha das Peças e município de Guaraqueçaba, região litorânea. Participaram estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, das Faculdades Integradas Camões, Faculdades Integradas Espírita, Faculdade Bagozzi e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
O evento foi realizado em três etapas, iniciado com o diagnóstico da realidade local. Com base neste reconhecimento, que envolveu uma pesquisa abrangente sobre a ilha, as equipes tiveram duas semanas para o desenvolvimento de ações práticas sustentáveis e pertinentes para a realidade da comunidade da Ilha das Peças. Por fim, uma disputa surpreendente pelo elevado nível de projetos, qualidade nas ações realizadas e muita disputa nas provas físicas e intelectuais encerrou a Gincana.
A primeira colocação ficou com a equipe da Faculdade Bagozzi que alcançou 85 pontos, seguida da Faculdade Camões, com 82, Tecnológica, com 81,5, Espírita, com 72 pontos e a PUC-PR, com 70,3 pontos. Os integrantes da equipe campeã receberam um troféu e medalhas e cada um dos integrantes das três primeiras colocadas ganharam um dia de escalada indoor.
Outra importante iniciativa foi a contagem da emissão de gases de efeito estufa durante o evento, que consumiu cerca de 2, 38 toneladas de Co², e deverá ser compensado com o plantio de 15 árvores nos próximos dias. Os elementos levados em consideração estão o deslocamento do microônibus, barco, consumo de energia e água e também resíduos.