É importante escolher o brinquedo compatível com a idade da criança e verificar a sua durabilidade, segurança e qualidade. Estas são algumas das orientações do Procon-PR para os consumidores que irão adquirir presentes para o Dia das Crianças. “Não se deve esquecer também da pesquisa de preços”, explica o coordenador Algaci Túlio, “pois existem diferenças, bem significativas, para um mesmo produto entre os estabelecimentos. Além disso, na hora da compra, deve-se pedir sempre a nota fiscal, que é o comprovante válido da aquisição, da garantia e necessário para eventuais reclamações”.
Túlio recomenda também que o consumidor não comprometa seu orçamento doméstico com a compra dos brinquedos e que verifique atentamente o prazo e as condições de pagamento, certificando-se dos juros cobrados no crediário e do preço final do produto .
O consumidor não deve deixar de verificar a qualidade do brinquedo que está comprando, observando se ele é adequado à idade criança, se apresenta o selo do Inmetro (que indica que o produto foi fabricado com as normas técnicas em vigor), e se condiz com o que é apresentado nos anúncios.
É recomendável conferir o que foi mostrado na publicidade, pois o que está escrito num folheto, anúncio ou qualquer mensagem publicitária deve ser rigorosamente cumprido, tanto em relação ao preço quanto ao modelo do produto. Vale lembrar que os brinquedos estão sujeitos às exigências do Código de Defesa do Consumidor, devendo trazer todas as informações de forma clara e precisa, inclusive fabricante e importador, tanto na embalagem como no manual de instruções.
Cuidados – No estabelecimento, a decisão não deve ser feita apenas pelo visual do produto, é preciso conferir o seu conteúdo, funcionamento, composição e acabamento. Brinquedos de origem duvidosa não têm garantia de segurança e qualidade. Para as crianças pequenas, os brinquedos não devem apresentar peças pequenas, com pontas, arestas cortantes e materiais suspeitos de serem tóxicos.
As recomendações do Procon valem também para opções de presentes como telefones celulares, eletroeletrônicos e roupas. Na página do Procon na internet- www.pr.gov.br/proconpr - há informações sobre brinquedos. Basta acessar o link “Publicações” e, em seguida, o link para a cartilha “Brinquedo não é Brincadeira”, elaborada o com objetivo de orientar pais e filhos na questão de consumo.