Com a expectativa de que cerca de 120 mil pessoas desçam para as praias do Paraná sexta-feira (2), feriado de Finados, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) orienta os usuários do transporte coletivo intermunicipal para que façam a compra antecipada das passagens. A medida assegura menos transtornos nas rodoviárias e facilita a viagem no horário desejado.
De acordo com o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, a orientação também vale para quem deseja viajar para o interior do Estado. Segundo ele, o planejamento dos passageiros é uma das armas mais eficientes contra a clandestinidade e o transporte irregular.
“Os chamados piratas aproveitam a demanda de passageiros nesses momentos de maior movimento. Se todos os passageiros fizerem a compra antecipada, as empresas regulares, devidamente registradas no DER, vão saber o movimento esperado e poderão colocar até veículos extras”, explicou o secretário.
“A escolha de uma empresa registrada é garantia de que os veículos contêm os equipamentos necessários, que os motoristas são capacitados, que a companhia vai respeitar os horários. Ou seja, é mais segurança para os usuários”, completou.
MOVIMENTO – Segundo a Associação de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas do Litoral (Asindilitoral) o feriado de Finados será bastante movimentado nas praias do Paraná. Estimativas da Associação apontam que 120 mil pessoas devem curtir o feriado prolongado no litoral do Estado.
De acordo com o presidente da entidade, José Carlos Chicarelli, a expectativa é baseada nos dois últimos feriados que levaram, em média, 165 mil paranaenses aos balneários do Estado.
INFRA-ESTRUTURA – Chicarelli destacou ainda que o Paraná vem ganhando de Santa Catarina em número de visitantes ao litoral. “A cada final de semana, Morretes recebe um número maior de turistas. Não apenas pelas distâncias mais curtas, mas pela atenção e obras de infra-estrutura que o nosso Litoral recebe por parte do governo do Estado”, justificou.
Desde 2003, o litoral do Paraná recebe investimentos na área de transportes. Na conclusão da recuperação da estrada entre Guaratuba e Garuva, por exemplo, foram aplicados R$ 12 milhões. Foi concluído, ainda, o alargamento dos 10 quilômetros da rodovia entre Praia de Leste e o balneário de Shangri-lá.
Foram finalizadas também as obras entre Antonina e o distrito de Bairro Alto, passando por Cacatu (PR-340). No total, os investimentos chegaram a R$ 2 milhões nos cerca de 28 quilômetros do trecho. Os acessos ao ferry-boat também passaram por melhorias. No final do ano passado, foram recuperados integralmente 9,6 quilômetros da pista nos dois lados da baía de Guaratuba.
BOX
DER garante informações sobre empresas em site
O DER é responsável pela regulamentação, autorização e fiscalização dos serviços de transporte prestados pelas empresas. A lista das empresas autorizadas a prestar serviços de transporte intermunicipal de passageiros no Estado está disponível na internet (www.pr.gov.br/der ou www.pr.gov.br/stc).
Compra de passagens para o feriado deve ser antecipada
O alerta do DER do Paraná é para evitar transtornos e ônibus clandestinos
Publicação
30/10/2007 - 14:49
30/10/2007 - 14:49
Editoria