A abertura oficial só acontece na sexta-feira (14), mas a partir desta quinta-feira (13) a 21ª edição dos Jogos da Juventude já terá as primeiras competições em Paranavaí. A modalidade que abre as disputas é a ginástica rítmica, a partir das 19h30, no Ginásio Noroestão. “A modalidade exige um ginásio com mais de sete metros de altura. Como o Noroestão é a única opção, decidimos antecipar para não atrapalhar as disputas do futsal e basquete”, explica o coordenador geral da Paraná Esporte, Detlev Surkamp.
Em busca da primeira medalha de ouro, se apresentam nesta quinta-feira (13) atletas de Cascavel, Londrina, Curitiba, Toledo e Maringá, que formam a divisão de elite da modalidade. Na divisão B disputam Matelândia, Palotina, Pato Branco, Ponta Grossa, Araucária, Campo Mourão e Foz do Iguaçu. Na sexta-feira acontecem as disputas individuais no arco, corda, bola e fita. Considerada a grande favorita, a equipe de Toledo chegou em Paranavaí com o objetivo de manter a hegemonia estadual, que já dura quatro anos. Nas últimas duas edições dos Jogos da Juventude, as toledanas ganharam todas as medalhas de ouro.
As provas do atletismo, marcadas para acontecer no sábado (15) e domingo (16) foram transferidas de Paranavaí para Maringá. Com o baixo nível de compactação da recém inaugurada pista da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, a solução encontrada foi transferir a modalidade para a pista sintética da Universidade Estadual de Maringá.
Mantendo a tradição de ser uma das regiões com grande representatividade esportiva do Paraná, a região Oeste tem quase 20% dos municípios participantes da fase final dos Jogos da Juventude do Paraná. Dos 104 participantes, 17 representam a região Oeste, sendo que pelo menos cinco deles estarão brigando pelas primeiras colocações na classificação geral. Assis Chateaubriand, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Corbélia, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Medianeira, Missal, Nova Aurora, Palotina, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu, Toledo e Vera Cruz do Oeste entram na disputa com mais de 100 equipes nas 16 modalidades em disputa.