Começa a operar, nesta quinta-feira (7), o primeiro posto de Gás Natural Veicular (GNV) de Paranaguá e também o 31º posto a comercializar o combustível no Estado. Com isso, a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) vai atender nove municípios paranaenses. Até então, o combustível estava disponível em Curitiba, Ponta Grossa, Palmeira, São José dos Pinhais, Balsa Nova, Campo Largo, Araucária e Colombo. Paranaguá é o primeiro município do litoral do Paraná a contar com o GNV.
O Posto Madrepérola de Paranaguá, de bandeira Mime, será abastecido com Gás Natural Comprimido (GNC). Esta é a forma utilizada para levar o combustível a regiões afastadas da rede de distribuição de gás. A compressão do gás natural é realizada em uma estação de compressão e levada através de carretas até os clientes. “O processo é bastante seguro, assim como a rede de distribuição do combustível, e a logística é realizada de acordo com a demanda do cliente. A programação é estruturada para que o fornecimento de gás natural seja constante e interrupto”, explica Ricardo Neumayer, gerente comercial da Neogás, empresa responsável pela compressão do gás distribuído pela Compagas e pelo seu transporte até o posto.
De acordo com o diretor técnico comercial da distribuidora, Aloísio Xavier Lopes, o GNC possibilita a abertura de novos mercados pelo Estado. “Através do GNC conseguimos atender mercados distantes da rede de distribuição de gás natural, o que colabora para uma futura construção de rede e para a expansão da área de abrangência da Compagas”, afirma Lopes.
Nos próximos meses, a Compagas disponibilizará gás natural através de GNC para outro posto, em Campo do Tenente – o que fará com que a área de abrangência da distribuidora seja ampliada para dez municípios. Segundo Lopes, estes são projetos que estão sendo viabilizados por meio de alianças estratégicas. “A parceria entre a Compagas e a Neogás já possibilitou a abertura do mercado de GNV em Colombo, e agora com o atendimento em Paranaguá, os motoristas poderão ampliar o percurso com o combustível, e a Compagas expandirá sua atuação também para a região litorânea do Estado”, diz.
Outras cidades também contarão com mais postos até o final do ano, fazendo com que o número total de estabelecimentos cresça 20%. “Além dos postos com GNC, teremos mais cinco que serão abastecidos pela rede de distribuição da Compagas, sendo dois na cidade de Ponta Grossa, dois em São José dos Pinhais e um em Curitiba”, afirma o gerente do segmento industrial e GNV da Compagas, Justino Pinho.
Atualmente, o Estado conta com 30 postos, dos quais 28 são abastecidos pela rede de distribuição de gás natural da Compagas, (24 em Curitiba, um em Campo Largo, três em São José dos Pinhais); um com GNC em Colombo, e um em Londrina, que utiliza o gás natural liquefeito (GNL), fornecido pela GásLocal. Há mais de 25 mil carros convertidos no Paraná. As vendas da Compagas para esse segmento são em média 90 mil m³/dia, que representa 10% do total de gás natural distribuído no Estado.
Inauguração - A chegada do gás natural veicular a Paranaguá será marcada com uma carreata, seguida da comemoração no Posto Madrepérola. A concentração dos carros será às 15 horas no posto e o evento de inauguração começará às 16 horas.
Serviço: Carreata e evento de inauguração da área de Gás Natural Veicular (GNV) no Posto Madrepérola, em Paranaguá.
Data: quinta-feira, dia 7
Horário: Carreata – 15 horas; inauguração – 16 horas
Local: Posto Madrepérola - Rua Julio Groth Elias, 1011, Jardim Samambaia, Paranaguá.
Compagas inaugura primeiro posto de gás natural no litoral do Estado
Começa a operar nesta quinta-feira (07), em Paranaguá, o primeiro posto de GNV no litoral paranaense e o 31º posto do combustível no Estado
Publicação
06/05/2009 - 11:44
06/05/2009 - 11:44
Editoria