Compagas é a quarta maior distribuidora do Brasil

Volume de gás natural para o segmento residencial é o quarto maior
Publicação
20/12/2010 - 14:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) tem o quarto maior volume de gás natural distribuído para o segmento residencial. Com isso, o Paraná, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (20) pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), fica atrás somente dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro em volume de gás natural consumido nas residências. “Essa posição no ranking é motivo de comemoração para nós, da Compagas, já que um dos objetivos da nossa empresa é levar o gás natural a cada vez mais pessoas”, diz o diretor técnico-comercial, José Roberto Gomes Paes Leme.
A comparação é entre as 23 distribuidoras do país e refere-se à comercialização do mês de novembro, no qual a empresa paranaense distribuiu cerca de 8,2 mil metros cúbicos por dia para mais de 8,6 mil unidades domiciliares. No ranking geral, em relação ao volume, a empresa é a oitava, contabilizando 2.863,62 mil metros cúbicos por dia de gás natural. O valor inclui o consumo de gás para todos os segmentos - industrial, comercial, GNV, residencial, matéria-prima e cogeração, inclusive os despachos realizados para a Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA).
Além do residencial, a Compagas também se destaca na distribuição do combustível para o segmento de Cogeração, com o quarto maior volume - 209,5 mil metros cúbicos por dia são fornecidos para duas indústrias que utilizam o gás natural para a geração de energia térmica e elétrica de forma simultânea. “Esta posição indica a consolidação e o reconhecimento da Compagas como uma empresa que atende os segmentos de grande porte, como o industrial, e também como aquela que satisfaz os clientes de varejo, como as residências”, ressalta o diretor presidente, Stênio Jacob. No segmento comercial, a empresa obtém o oitavo maior volume.
Atualmente, a Compagas atende mais de 9 mil clientes, o que garante, em número de consumidores, a sétima posição entre as distribuidoras. No quesito extensão da rede de distribuição, a companhia ocupa o nono lugar, com 542 quilômetros de dutos instalados em sete cidades, além do atendimento a três municípios com o gás natural comprimido (GNC). “Com o plano de expansão previsto para os próximos anos, queremos estar em mais cidades, cumprindo a meta de ampliar o processo de estadualização da concessão”, afirma Jacob.