A venda de gás natural no Paraná acaba de ultrapassar a marca de 1 milhão de m³ vendidos em um dia. No dia 24, a Companhia Paranaense de Gás (Compagas), responsável pela distribuição do combustível no estado, registrou a distribuição de 1,014 milhão de m³, volume bem maior do que o último recorde registrado, em 2006, de 970 mil m³.
“Ultrapassar 1 milhão de m³/dia tem um valor fundamental para a empresa e para todos os consumidores de gás do Paraná porque confirma a aprovação do gás natural pelo mercado”, diz o presidente da Compagas, Luiz Carlos Meinert.
Este é o segundo recorde consecutivo registrado pela empresa. Em abril, atingiu a meta de ultrapassar os 2 mil clientes paranaenses consumindo o gás natural. Chegou a 2.049 consumidores dos segmentos comercial, industrial, residencial, veicular, de matéria-prima e de cogeração.
Os números de maio ainda não foram fechados, mas a Compagas já tem confirmados 2141 consumidores de todos os segmentos, nos sete municípios que possuem a rede de distribuição.
“Nossa meta é levar cada vez mais gás para mais pessoas”, afirma Meinert. Do total de consumidores, a maioria é do segmento residencial (1888 apartamentos em 60 edifícios de Curitiba), seguido pelo comercial (128 pontos comerciais), industrial (93), veicular (24 postos em 3 municípios), de cogeração (2 indústrias) e de matéria-prima (1 indústria).
As principais responsáveis pelo aumento do volume de vendas da Compagas são as indústrias. Cerca de 80% do gás natural no estado é distribuído para os segmentos industrial (utilizado como insumo, substituindo outros como o óleo combustivel), de cogeração (geração de energia através do gás natural – feito pela Imcopa e pela Corn Products Brasil) e de matéria-prima (a Peróxidos do Brasil reforma o gás natural para a produção de água oxigenada).
“O gás se mostra um produto versátil, econômico e ambientalmente correto, por isso é tão vantajoso para as indústrias e demais segmentos”, explica o gerente de vendas Justino João de Pinho.
A intenção da Compagas é que a média de vendas – hoje em cerca de 900 mil m³/dia, também chegue a 1 milhão de m³/dia e que, até o final deste ano, mais de 3,2 mil consumidores utilizem o gás natural. Para isso, está investindo mais de R$ 30 milhões neste ano e vai colocar em prática projetos importantes como a expansão da rede em Ponta Grossa e em São José dos Pinhais.
Com a concretização dos planos, a Compagas pretende repetir em 2007 o desempenho de 2006, quando apresentou uma taxa de crescimento do volume de gás natural distribuído no Paraná em relação ao ano anterior maior que o triplo da verificada no Brasil inteiro. O volume total do estado cresceu mais de 14%, enquanto que no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o crescimento em relação a 2005 foi cerca de 4%.
A Compagas possui hoje cerca de 470 km de rede de distribuição nos municípios de Curitiba, Araucária, Campo Largo, Balsa Nova, São José dos Pinhais, Palmeira e Ponta Grossa.