Compagas apresenta gás natural na 20ª Feira da Louça de Campo Largo

O setor cerâmico consome 80 mil m³/dia de gás natural, cerca de 15% do total vendido pela companhia para o segmento industrial
Publicação
01/09/2010 - 11:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A 20ª Feira Nacional da Louça de Campo Largo, que começa nesta quinta-feira (2) a terá a presença da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), empresa responsável pela distribuição do gás natural no Paraná. Este é o quinto ano e o quarto consecutivo que a companhia patrocina o evento organizado pelo Sindilouça, sindicato que congrega as indústrias cerâmicas.
O gás natural é um insumo fundamental para a indústria cerâmica. Além de mais econômico, ele tem queima limpa, o que contribui para a qualidade final do produto, por isso empresas do segmento cerâmico de Campo Largo utilizam o combustível. “Esse setor é um importante consumidor de gás natural, por isso participamos deste evento, que é o mais destacado na área”, diz o diretor técnico-comercial, José Roberto Gomes Paes Leme.
Do total de 105 consumidores do segmento industrial da Compagas, sete são indústrias do setor cerâmico. Elas consomem juntas 80 mil m³/dia de gás natural, cerca de 15% do total vendido pela companhia para o segmento industrial. Dentre os clientes ceramistas, participam como expositores da feira a Incepa e a Germer.
“Para as indústrias cerâmicas, atualmente, o gás natural deixa de ser considerado insumo e passa ao potencial de matéria-prima, representando de 20 a 30% do valor do produto final”, diz o presidente do Sindilouça, José Canisso. “O bom relacionamento entre a Compagas e o Sindilouça é fundamental para o desenvolvimento das indústrias ceramistas de Campo Largo”, completa.