Comitiva dominicana conhece ações e programas do Governo do Paraná

A ação é o primeiro passo para a elaboração de uma política de cooperação para o desenvolvimento econômico da República Dominicana
Publicação
15/07/2010 - 13:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Diretores e técnicos do governo e de províncias da República Dominicana e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vão conhecer os programas do Governo do Paraná nas áreas de empreendedorismo, agricultura, meio ambiente, ciência e tecnologia. A comitiva chega a Curitiba no dia 31 de julho e, até o dia 7 de agosto, visita instituições e órgãos públicos paranaenses.
Segundo o secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Santiago Gallo, a ação tem como objetivo estabelecer parâmetros para a transferência de conhecimento técnico de instituições e empresas estatais ao país, e significa o primeiro passo para a elaboração de uma política de cooperação para o desenvolvimento econômico.
“A ação reafirma a posição do Paraná como referência para os países da América Latina, Caribe e África, porque aqui existem políticas públicas perenes para a melhoria das condições sociais, principalmente da população mais necessitada, por meio da geração de emprego e renda nos grupos à margem da sociedade”, ressalta Gallo.
Devem ser firmadas parcerias para a implantação de fontes de energia alternativas, como a bioenergia, manejo de resíduos sólidos, promoção da agricultura orgânica e do turismo no país caribenho. A comitiva também vai conhecer as linhas de crédito do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), estrutura e funcionamento dos Arranjos Produtivos Locais (APL’s) e da Itaipu Binacional, além de programas governamentais como Leite das Crianças e Desperdício Zero.
Gallo destaca que a visita faz parte de um acordo de cooperação Sul-Sul que prevê que os países mais desenvolvidos do eixo ofertem tecnologia e conhecimento técnico para os em desenvolvimento. “Isto auxilia na solução de problemas comuns que demorariam muito tempo para serem resolvidos, a partir de ações que se trouxeram bons resultados”, diz.
A visita é resultado do acordo de intenções assinado pelo Codesul, a Direção de Ordenamento e Desenvolvimento Territorial, do Ministério da Economia da República Dominicana, e Rede de Agências de Desenvolvimento Econômico Local Dominicanas, em 3 de junho de 2010, em Quito, no Equador.
O documento prevê um acordo de cooperação interinstitucional de modo a propiciar que os gestores locais planejem e executem, de maneira organizada, iniciativas para o desenvolvimento econômico e territorial. Para isto, devem identificar os instrumentos mais convenientes para a sua realização, promovendo a inclusão social e a geração de riquezas.