O Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira apresentou nesta quinta-feira (05), em reunião realizada em Curitiba, proposta de estudo para classificar os mais de 40 rios que compõe as bacias. O objetivo da proposta é traçar um cenário da atual situação dos rios e projetar as prioridades de investimentos para os próximos anos.
De acordo com a metodologia apresentada na reunião, os rios serão enquadrados segundo critérios técnicos como cargas domésticas, efluentes industriais e cargas difusas, além de pesquisas e dados da Sanepar e da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa).
Para o diretor operacional de águas, José Luis Scroccaro, a idéia é fruto de um amplo e democrático. “Começamos a debater a questão há sete meses, onde todos os membros do comitê, que representam a sociedade civil, o poder público e os usuários colocaram suas ideias”, disse.
“É uma proposta inédita, pioneira, mais um exemplo que o Paraná dá ao Brasil. No entanto, precisamos agora ajustar e aprofundar alguns pontos para dar mais corpo e qualidade a ideia”, afirmou Maria Arlete Rosa, diretora de Meio Ambiente da Sanepar.
Antes de ser apreciado pelo comitê, a proposta de enquadramento dos rios passou por várias etapas, como elaboração de relatório de cenários (com auxilio dos planos de cada bacia hidrográfica); dados do estado atual da qualidade das águas e um relatório de previsão da situação destes rios até 2020, onde o comitê contou com a ajuda de prefeituras e entidades em geral.
Uma das principais metas do estudo, segundo o gerente da Agência da Bacia, Enéas Machado, é melhorar a qualidade da águas que vão do Alto Iguaçu até o Médio Iguaçu. “Nossa principal conquista, com este trabalho, é tornar as águas do trecho do Alto até o Médio Iguaçu ‘classe 2’, sendo que hoje este trecho varia de ‘classe 3 a 4”, explicou.
Bacia – A área de abrangência da Bacia Hidrográfica do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto do Ribeira é composta por 20 municípios, que representam 30% da população paranaense e 33% do PIB do nosso Estado. Os municípios são: Curitiba, Rio Branco do Sul, Bocaiúva do Sul, Colombo, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Piraquara, Pinhais, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Araucária, Contenda, Balsa Nova, Lapa, Porto Amazonas, Campo Largo, Campo Magro, Almirante Tamandaré e Itaperuçu.
Comitê da Bacia do Alto Iguaçu apresenta proposta para classificação de rios
O objetivo da proposta é traçar um cenário da atual situação dos rios e projetar as prioridades de investimentos para os próximos anos
Publicação
05/11/2009 - 19:44
05/11/2009 - 19:44
Editoria