Comitê altera cruzamento para garantir mais segurança a pedestres e motoristas

Esquina do Boqueirão, em Curitiba, foi avaliada como perigosa por policiais do BPTran e técnicos da Diretran
Publicação
16/08/2010 - 16:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e a Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) realizaram, nesta segunda-feira (16), a terceira ação resultante dos estudos feitos pelo Comitê Técnico Operacional de Trânsito, criado para reduzir número de acidentes. O cruzamento da Avenida Marechal Floriano Peixoto e Rua Bley Zorning, no Boqueirão, está sofrendo mudanças para melhorar a fluidez e a segurança de pedestres e motoristas.
“Por conta do alto número de acidentes registrados no local, o comitê decidiu que este local necessitava adequações”, afirma capitão Sidney Costa, comandante da 1.ª Companhia do BPTran. No cruzamento, houve 13 acidentes nos últimos seis meses, sendo 10 deles decorrentes das conversões à esquerda, da Avenida Marechal Floriano Peixoto para a Rua Bley Zorning. “Essa conversão está sendo proibida a partir de hoje. Para acessar a rua, o motorista precisará fazer um ‘P’, indo até a outra quadra”, explica o capitão.
“O motorista vai ter pequeno aumento no percurso, mas essa adaptação organiza mais o cruzamento e dá maior segurança para os motoristas e para os pedestres”, avalia a diretora de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella. Nova sinalização indicando qual o novo caminho será instalada. “O comitê técnico fez estudo no cruzamento e chegou à conclusão que carecia de adaptações simples, que apresentarão bons resultados”, afirma o capitão.
Para os comerciantes as obras serão ótimas para o local. “Em 23 anos de comércio, já presenciei vários acidentes, mas normalmente de conversões, alguns até sérios”, diz Edson Luiz Maba, sócio de uma das lojas localizadas no cruzamento. “Acho importante a Polícia Militar e a Diretran trabalharem juntos, para a melhoria da segurança”, avalia Paulo Sérgio Sanches, que também é dono de um estabelecimento no local. Para João Gualberto Bonassoli, que mora na região há 50 anos, essa mudança será bastante positiva. “Aqui havia muitos acidentes. Espero que com essa mudança essas situações parem ou diminuam. Eram muitas vítimas por conta da conversão perigosa e da falta de atenção dos motoristas”.
OBRAS – Esta é a terceira intervenção do Comitê Técnico de Trânsito de Curitiba. A primeira, realizada no cruzamento das Ruas Saint Hilaire e Silva Jardim, foi em junho, e já aponta melhorias. Segundo o capitão Sidney, o cruzamento até saiu das estatísticas de acidentes.
Já a segunda intervenção, foi a mudança do tempo do semáforo no cruzamento da Rua João Negrão e Avenida Sete de Setembro, centro, para a adequação do fluxo de veículos. “Devemos ir para a Avenida Victor Ferreira do Amaral no cruzamento com a BR-476. A adequação naquela área é um pouco mais complexa, mas o comitê já esteve no local e está avaliando as possibilidades”, afirma Rosângela.
COMITÊ – Implantado em Curitiba em 12 de abril o Comitê de Técnico Operacional de Trânsito de Curitiba vem realizando análises do fluxo de automóveis nas vias da cidade, com o objetivo de reduzir o índice de acidentes registrados diariamente. O grupo é composto por policiais do BPTran e técnicos e engenheiros da Diretran. “O comitê discute os problemas e apresenta soluções adequadas para tornar o trânsito do curitibano mais seguro”, afirma o comandante do BPTran, tenente-coronel Loemir Mattos de Souza. “Foram analisados os boletins dos cruzamentos e das ruas mais movimentadas, e chegou-se a conclusão que algumas obras deveriam ocorrer para melhorar a circulação e assim evitar os acidentes”.
O grupo não faz somente análise prática e teórica dos boletins de ocorrências de trânsito, mas também ouve a comunidade para que nessa composição consiga melhorar as questões de acidentes de trânsito. “Estamos verificando todos os locais com índices de acidentes grandes. Este local era o quarto em índices de acidentes em 2009. E nos outros pontos o Comitê está analisando caso a caso e será feita a melhoria da sinalização, ou alguma obra, de repente até um ajuste de semáforos que já beneficie o local”, afirma Rosângela.

GALERIA DE IMAGENS